Hospital do Câncer é ampliado

Central de emergência e de abastecimento farmacêutico estão entre as mudanças

dsc_0040.jpg

Vendette diz que tomógrafo computadorizado foi desenhado para operar no Acre (Foto: Angela Peres / Secom)

Mais uma gama de serviços será oferecida na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacom). Inaugurado há um ano com meta de atendimento para 1000 pacientes em doze meses, o Hospital localizado em Rio Branco, já atendeu mais 1850 pacientes. E nos próximos dias os pacientes que estão em tratamento serão beneficiados com a obra de ampliação e com o desenvolvimento de novos serviços. Dentre eles o de emergência e a realização de exames que utilizam tomógrafo computadorizado. As obras estão orçadas em R$ 380 mil e incluem ainda a instalação da Central de Abastecimento Farmacêutico. A previsão é de as obras sejam entregues em até 30 dias.

Atualmente as pessoas com suspeita de algum dos 200 tipos de câncer são encaminhas à Fundação Hospitalar do Acre. Na instituição os exames são realizados e caso a suspeita se confirme, os pacientes começam a ser atendidos na Unacom. “Em alguns casos o tratamento é iniciado no mesmo dia. Isso depende da complexidade da neoplasia”, destacou o médico oncologista Antônio Carlos Vendette.

O médico relata ainda que o serviço de emergência estará disponível aos pacientes em tratamento na Unidade 24 horas. Com a proposta de ser referência em caso de necessidade. Os médicos de plantão terão acesso ao prontuário dos pacientes, assim saberão a que tratamento a pessoa está sendo submetida. “Este serviço oferece mais segurança aos nossos pacientes que passam a ter um atendimento especializado a qualquer momento”.

O tomógrafo computadorizado foi doado pelo Instituto Nacional do Câncer, e foi desenhado para operar no Acre. A partir da realização do exame serão elaborados os planejamentos dos tratamentos.

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre faz parte de um programa de descentralização que visa estruturar os serviços especializados na área para dar resolutividade aos casos mais prevalentes de câncer, evitando a saída de pacientes para outros Estados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter