Hospital do Juruá completa um ano de atendimento

hospital_jurua_100508002.jpg

Diretor Técnico do Hospital, Mauro Lima, Irmã Lair, presidente da Associação Nossa Senhora da Saúde, Binho Marques, Tião Viana e César Messias comemoram um ano de atendimento do Hospital do Juruá. (Foto: Sérgio Vale)

O Hospital do Juruá está completando um ano de funcionamento. A gestão da unidade, que atende a pelo menos 190 mil pessoas em média e alta complexidade de serviços de saúde em Cruzeiro do Sul, é realizada pelo Governo do Acre, através da Secretaria de Estado da Saúde, em convênio com a Associação Nossa Senhora da Saúde (Ansau) que reúne congregações católicas (Servas de Maria Reparadoras, Nossa Senhora de Notre Dame, Doutrina Cristã e Franciscanas de São Jorge)  dedidas às obras assistenciais.

{xtypo_rounded_right2} Números superam expectativas

Os números falam por si só neste primeiro ano de criação do Hospital do Juruá:

195.325 – Atendimentos diversos

42.158 – Atendimentos no Pronto-Socorro

83.380 – Procedimentos laboratoriais

31.234 – Consultas

22.859 – Exames de raio-x

709 – Eletrocardiograma

89 – Tomografias computadorizadas {/xtypo_rounded_right2}
O Hospital do Juruá tem capacidade de atendimento quatro vezes superior ao do Hospital Regional de Cruzeiro do Sul.  Uma palestra do senador Tião Viana, um dos responsáveis mais importantes pela retomada das obras que transformaram ruínas em uma unidade operacional. O modelo de gestão deu certo: em um ano, foram mais de 195 mil atendimentos diversos, segundo o diretor-técnico do hospital, Marcos Lima. A unidade começou em abril do ano passado com 23 médicos, número que se ampliou para 40 profissionais em especialidades até então inexistentes no Juruá, como cardiologia, neurologia ou radiologia.

Viana falou dos avanços e desafios. Entre os avanços, a drástica redução dos casos de malária do Juruá é um caso de sucesso. "Estamos comemorando feitos que só seriam possíveis em três ou quatro anos pela gestão convencional", observou Osvaldo Leal, secretário de Saúde.

 

hospital3_100508.jpg

"Hospital tem me atendido bem", disse a aposentada Maria Pereira. (Foto: Sérgio Vale)

Segundo o diretor da unidade,  o número de remoções de pacientes para a capital ou outros Estado deverá ser reduzido em cerca de  80% até o final do ano. A palestra de Tião Viana lembrou, além desse fator, as diferentes soluções encontradas para promover a redução da malária no Juruá. O mosquiteiro impregnado de inseticida derrubou em 66% a incidência da doença. Em localidades onde não há uso do mosquiteiro a queda foi menor: 40%.

A palestra de Tião foi apresentada para o príncipe Charles, em Londres, onde o senador propôs a criação da Faculdade Estadual do Saber Tradicional. Parceria entre o Hospital do Juruá e a Universidade de Campinas deve facilitar a realização de cirurgias do ouvido em Cruzeiro do Sul.

{xtypo_rounded2}HOSPITAL DO JURUÁ

Leitos: 124
Custo: 12 milhões de reais
Área: 8.560 m2
Espaços: salas para exame, UTI, centro cirúrgico, sala de recuperação, serviços ambulatoriais, unidade de alimentação nutricional, administração e muitos outros.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter