Iapen lança campanha de doação de livros

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) lança campanha para receber a doação de livros literários que serão utilizados pelos reeducandos selecionados para participar do Projeto Leitura Livre.

Livros podem ser entregues de 25 de março a 5 de abril (Foto: Arquivo Secom)

A iniciativa busca ampliar a capacidade leitora, a construção de pensamentos que vislumbrem a melhor convivência na sociedade, além de formar leitores preparados para concluir a escolarização básica, ingressar no ensino superior e para a inserção no mercado de trabalho.

Os livros podem ser entregues de 25 a de março a 5 de abril na sede do Iapen localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1213, no Bosque durante o horário comercial.

Serão aceitos livros literários em bom estado de conservação de diferentes gêneros textuais, como romance, ficção, aventura, crônicas e autobiografias. A campanha não inclui o recebimento de livros jurídicos, religiosos, revistas, enciclopédias, apostilas, livros didáticos e catálogos.

“Estamos trabalhando com o slogan Doe livros! Dê uma chance para quem está querendo virar a página. Nossa proposta é contribuir para a reinserção dos reeducandos à sociedade”, destacou o presidente do Iapen Lucas Gomes.

A disseminação da leitura nos espaços prisionais permite a remissão de pena. Os critérios para isso são estabelecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional, por meio da portaria conjunta nº 276, de 20 de junho de 2012. Para cada 30 dias de leitura, são diminuídos quatro dias da pena.

O projeto conta com uma Comissão Técnica composta por dois professores da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE),  com formação em  Língua Portuguesa, e um pedagogo da Unidade Prisional. Após a conclusão da leitura o reeducando deve apresentar relatório, resumo ou resenha, de acordo com o grau de escolarização do detento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter