Paz em casa

Iapen participa da Semana da Justiça pela Paz em Casa

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), realizou entre a terça-feira, 20, e a quarta-feira, 21, palestras com o tema ‘A violência e a construção da cultura da paz’ na escola Berta Vieira. A ação faz parte da 14ª Semana da Justiça pela Paz em Casa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais.

O objetivo geral da semana é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha e concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. No caso específico da palestra, a proposta é trabalhar de forma educativa a questão da violência no âmbito familiar, por meio de ações pedagógicas que buscam sensibilizar os adolescentes e a sociedade como um todo.

A palestrante realizou uma dinâmica com os alunos para demostrar os efeitos da violência Foto: Elenilson Oliveira

A palestrante Macleine Melo, que é psicóloga do Iapen, falou sobre violência de uma forma geral, fazendo um comparativo com a violência doméstica. “Na palestra eu faço uma abordagem sobre minha experiência de dez anos trabalhando com vítimas de violência e agora no Iapen trabalhando com os autores dessa violência”, disse.

De acordo com a psicóloga, quanto maior for a violência doméstica, maior é a violência urbana e vice-versa. “Para mudar esse contexto, é necessário levar informação para a comunidade e tentar desconstruir o cenário, criando uma cultura de paz”, afirmou.