Ieptec realiza seminário com foco em melhorias na educação profissional no estado

Com participação efetiva de funcionários da rede que compõe o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), chegou ao fim nesta sexta-feira, 20, o 1º Encontro Institucional da autarquia. O evento teve início na quarta-feira, 14, na Escola Estadual Humberto Soares, em Rio Branco.

A intenção foi dialogar e traçar diretrizes com vistas a preparar as equipes pedagógicas, técnicas e administrativas dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Tarauacá, devidamente representadas no encontro, para uma melhor oferta de cursos profissionalizantes à sociedade.

Uma das coordenadoras do evento, a chefe do Departamento Pedagógico e Curricular do Ieptec, Ana Abreu, acredita que os debates fundamentaram as equipes para que, no retorno às suas respectivas escolas técnicas, trabalhem os gargalos com propriedade e efetividade.

Após troca de experiências entre os participantes, foram dados encaminhamentos à proposta para o próximo encontro Foto: Cedida

“Ouvimos as equipes, tentamos dirimir diferenças e situações adversas para que a educação profissional no estado tenha qualidade; e só temos qualidade quando se estuda, se ouve e se discute com as equipes que executam o trabalho”, disse.

Após troca de experiências entre os participantes, foram dados encaminhamentos à proposta para o próximo encontro; desta vez, com foco em planos, elaboração e planejamento de cursos técnicos, que compreendem a habilitação profissional (carga horária de 800  a 1.600 horas) e cursos de Formação Inicial e Continuada (Fics), com foco na qualificação (carga horária de 160 h a 800 h).

Durante o evento foi discutida, ainda, a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quadriênio 2020-2023 da instituição. Também contou com apresentação de projetos, de programas em execução e portfólio dos cursos em andamento.

“Foram três dias intensos de debate com todos os atores que compõem a nossa rede. Tenho certeza que fechamos esse evento com o desejo, o alinhamento e o conhecimento necessários para a promoção de melhorias na qualidade da educação profissional em nosso estado”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter