Imac revalida licenças para queima no Baixo e Alto Acre

Produtores que possuem a licença ambiental já podem fazer queima controlada nas regiões do Baixo e Alto Acre

O Instituto de Meio Ambiente do Acre revalidou ontem, 9, as licenças de queima para o Baixo e Alto Acre.  Sendo assim revogado o artigo 2º da Portaria Normativa 002, de 23 de setembro de 2008, que proibia a queima em atividades de agricultura de subsistência, extensiva e para pecuária.

As permissões de queima tinham sido suspensas em todo Estado, pelo período de 70 dias, seguindo recomendação dos Ministérios Publico Federal e Estadual do Acre, sendo liberadas, de acordo com a portaria, a partir do dia 15 de outubro. Todavia, quando foi publicada essa decisão, o Governo, através dos órgãos de meio ambiente e de produção, comprometeu-se a monitorar o clima para revalidar as licenças assim que possível. E foi este monitoramento das condições climáticas que possibilitou a revalidação das licenças para queima emitidas pelo Imac.

No último dia 25, foi expedida uma portaria revalidando as licenças para queima nos 11 municípios das regionais do Juruá, Tarauacá/Envira e Purus. E ontem para o Alto e Baixo Acre, deste modo todos os produtores do estado que possuírem sua licença podem realizar as queimadas controladas.

As queimadas ainda são base da cultura de produção dos pequenos agricultores, mas as políticas públicas atuais têm apontado o objetivo de se consolidar alternativas ao uso do fogo. Uma delas é o programas da gestão sustentável a partir da Política de Valorização do Ativo, uma postura mais responsável com o meio ambiente e rentável para os produtores.

Cuidados – Os produtores que forem usar o fogo devem seguir as recomendações escritas nas licenças. São cuidados simples que reduzem os riscos do fogo sair de controle. Fazer o aceiro corretamente, avisar os vizinhos e até pedir a ajuda deles para monitorar a queima. Assim como evitar as horas mais quentes do dia e os dias com ventos fortes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter