Incubadora do governo comercializa primeira leva de pintos para produtores rurais

Nesta semana, foi registrado o nascimento da primeira leva de pintos pela Central de Incubação do governo do Estado durante esta gestão. Ao todo, foram duas mil novas aves, que serão comercializadas principalmente entre os pequenos produtores acreanos, estimulando a avicultura no estado.

O objetivo do espaço não é atender interesses comerciais, mas estar a serviço dos produtores familiares (Foto: cedida)

Fundada em 1976, a Central de Incubação fica localizada dentro do Parque de Exposição, em Rio Branco, e está ligada a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa). Embora os pintos sejam comercializados, o objetivo do espaço não é atender interesses comerciais, mas estar a serviço dos produtores familiares, com um preço abaixo do mercado.

“É a chance que o governo dá aos pequenos criadores de terem melhores oportunidades de competir dentro desse mercado, diminuindo principalmente os custos de produção”, conta Jalceyr Pessoa, responsável pela Central de Incubação.

A Central pode trabalhar com pintos dos tipos Pedrês, Caipira Tropical, Gigante Negro, Pescoço Pelado, Pescoço Vermelho e Isal Brawn. São aves que atendem às necessidades dos produtores que se interessarem pela criação para a produção de ovos ou para corte, aproveitando a popularidade da galinha caipira no Acre.

A sequência de produção da Central de Incubação começa com os ovos fertilizados sendo colocados na incubadora por 18 dias e em seguida são transferidos para o Nascedouro. Com 21 dias, os ovos eclodem, os pintos são selecionados e recebem vacina, ficando prontos para comercialização e distribuição.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest