No mundo digital

Informática básica é ofertada aos alunos da Reserva Cazumbá

O Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e do  Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Sena Madureira ofereceu aos alunos da Escola José Siqueira dos Santos, na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, um curso de informática básica com duração de 20 horas/aulas.

Os primeiros contemplados do curso foram 14 alunos do segundo e terceiro anos do Programa Asas e foi ministrado pelo coordenador do NTE de Sena Madureira, Jorcimar Marques e pelo professor Osmir Evangelista. “Nossa meta é atender todos os alunos de Sena com esse curso”, explica Jorcimar.

Professor Jorcimar orientando alunos do Cazumbá Foto: Cedida

Durante o curso, os alunos tem noções da diversas linguagens da informática, como Word, Excel e Power point. Eles também tem noções de digitação, de formatação, de orientações para pesquisa na internet, como navegar de maneira segura e como criar um e-mail. “Tudo isso sem falar que no núcleo temos também oficinas para os professores”, completa.

Alunos tem oportunidade de ter acesso ao mundo digital Foto: cedida.

Além dos alunos e professores do próprio município, o NTE de Sena Madureira também pretende ofertar esses cursos básicos para os alunos da rede estadual nos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

“Aqui no núcleo temos dois laboratórios que comporta 40 alunos cada um. Por isso, estamos preparados para oferecer esse suporte para os municípios, além de atender os próprios alunos e professores de Sena Madureira. Na escola do Cazumbá ainda ofertaremos cursos para outros alunos também”, afirmou o coordenador.

O trabalho é importante porque, segundo ele, além de possibilitar aos alunos colocar um curso de informática básica no currículo, aumentando as chances de entrar no mercado de trabalho, também faz com que eles possam se familiarizar com essa ferramenta que é o computador.