Instituições de segurança assinam Termo de Cooperação Técnica na Expoacre 2019

Pensando em criar novas expectativas de vida e abrir portas de oportunidades aos presos e socioeducandos do sistema prisional do Acre, o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), assinou na noite desta terça-feira, 30, um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Sócio Educativo (ISE) e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre.

A assinatura do Termo que foi realizada na tenda do Iapen na Expoacre 2019, tem como objetivo ofertar cursos nas modalidades de educação profissional e tecnológica, sendo estes de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e de educação profissional técnica de nível médio.

Secretário de justiça e segurança pública, Paulo Cézar, assinando o Termo de Cooperação Técnica. Foto: Alamara Barros.

“Isso cumpre uma das fases da pena, bem como da internação dos menores infratores, destinados a ressocialização por meio da formação profissional que permita absorvê-los no mercado de trabalho. É uma porta que está se abrindo para que essas pessoas possam sair do crime”, disse o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos.

Segundo o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, o Governo do Estado não tem medido esforços para que a gestão aconteça de forma transversal em todos os setores e na segurança não seria diferente, por isso é papel do instituto oferecer os cursos profissionalizantes aos mais diversos órgãos estaduais. “Nós oferecemos cursos que vão desde a cultura até a saúde, no caso da parceria fechada com Iapen e ISE, eles irão solicitar os cursos que acharem necessário e nós iremos atender as demandas no intuito de fortalecer a ressocialização dessas pessoas”, completou.

Considerando novas perspectivas aos apenados de profissionalização, o presidente do Iapen, Lucas Gomes, esclarece que os cursos já estão sendo ofertados desde o início da Expoacre. “São quatro horas diárias de curso para os presos monitorados, mas que poderão ser estendidos para os que estão encarcerados também, que precisam e querem uma nova perspectiva de vida”, disse.

Ainda de acordo com Lucas Gomes, boa parte dos recursos para a realização desses cursos são garantidos pelo Governo do Estado, para reinserir os presos à sociedade, tendo em vista que são os presos que apresentam bom comportamento e com perfis que não estão ligados a organizações criminosas.

Para o presidente do ISE, Rogério Silva, é uma grande satisfação firmar mais uma parceria com o Ieptec na intenção de mostrar aos jovens socioeducandos que ainda é possível seguir um caminho correto e de oportunidades. “Nós já temos um levantamento prévio dos adolescentes que se encaixam nesse perfil, em seguida vamos apresentar as opções de cursos e colocar a disposição do Ieptec, para inserí-los de forma imediata. Essa ação não deixa de ser um avanço para que esses socioeducandos voltem ao convívio social e sejam inseridos no mercado de trabalho”, disse.

Cultura e ressocialização

Durante a assinatura do termo, uma apresentação musical composta por presos que participam do curso de música chamou a atenção de quem passava pelo local. Para o detento da Unidade de Regime Fechado n 3, J.B, o sentimento é de gratidão por conseguir ver por meio da música novas e boas oportunidades de uma vida melhor, longe do crime. “Eu sempre tive uma afinidade com a música, mas somente depois desse curso eu fui compreender que a cultura é uma grande porta para a minha ressocialização e até meu crescimento como pessoa e profissional”, finalizou.

Assinatura do termo foi realizada na tenda do Iapen na Expoacre 2019 Foto: Alamara Barros.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter