Instituições se reúnem para elaborar plano emergencial que ajude a reduzir acidentes de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) reuniu na manhã desta sexta-feira, 14, representantes de órgãos ligados à saúde, segurança viária e transporte  para a elaboração de um plano emergencial com o objetivo de reduzir os números de acidentes nas vias urbanas, rodovias estaduais e federais do estado.

A articulação entre os órgãos prevê ações nos três pilares do trânsito: educação, engenharia e fiscalização. Entre as metas definidas no plano estão fortalecer as atividades que as instituições já realizam e aumentar o número de ações integradas, com foco em campanhas educativas.

Para a coordenadora de educação do órgão, Cléia Machado, ações conjuntas alcançam um maior número de pessoas, além de evidenciar o engajamento de todas as instituições com a causa. “O trânsito é feito por todos, pela sociedade em geral, por isso que diminuir os acidentes deve ser uma preocupação de todos. Nós somos os trânsito”, afirma.

Esta foi a primeira reunião de elaboração do plano. Ainda serão estabelecidas datas para cumprimento das metas propostas Fotos: Ana Flávia Soares

Na ocasião ficou definido que o plano emergencial deve abordar atividades educativas específicas para motociclistas, pois em um estudo realizado pelo setor de estatística do Detran/AC, constatou-se que a maioria dos acidentes registrados no Acre  em 2019 envolvem motociclistas.

Atualmente a frota do estado é de mais de 273 mil veículos. Destes, 43% são motocicletas. Até o dia 30 abril deste ano morreram 13 pessoas em acidentes de trânsito no Acre, das quais 12 mortes envolviam motociclistas.

O presidente da autarquia, Luiz Fernando Duarte, afirma que o principal objetivo do plano é a prevenção. “Durante o Maio Amarelo, ao ver tantas pessoas engajadas e comprometidas com o bem-estar social e a segurança viária, renovamos a esperança de  ter um trânsito mais seguro. Por isso resolvemos manter esses esforços durante todo ano”, afirma.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter