Instituto de Administração Penitenciária comemora o Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizou nesta quinta-feira, 07, uma homenagem às servidoras penitenciárias. O evento reuniu tanto o quadro administrativo quanto o operacional.

O Dia Internacional da Mulher é um momento para celebrar conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo da história. Neste sentido, a diretora operacional, Valéria Santos, destacou o diferencial do serviço das servidoras do Sistema Penitenciário. “Elas fazem a diferença pois, para além da capacidade técnica, elas agregam a sensibilidade, o que torna o trabalho mais específico e qualificado”, afirmou.

De acordo com a agente penitenciária, Yara Vittal, esse foi um momento em que as servidoras se sentiram prestigiadas e renovadas. “Eu acho que fazia algum tempo que a gente não tinha um evento assim para valorizar as servidoras. Mas o fato de termos um presidente que também é do quadro, acrescenta muito nesse olhar”, disse.

Adriana Maia, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), destacou a valorização das mulheres servidoras do Iapen. “Geralmente, quando visualizamos o Sistema, enxergamos um ambiente masculino. Parece que é um ambiente só de homens e, no entanto, muitas mulheres trabalham, desempenham papéis de importância e merecem ser valorizadas”, disse.