“Instituto de Matemática oferece conhecimentos que servem pra vida”, diz aluna

Mesmo de férias, Saad e os amigos continuam praticando as atividades do local (Foto: Sérgio Vale)

“O Instituto nos dá conhecimentos que servem pra vida.” Estas são as palavras da estudante Jamilly Saad, uma das 18.216 mil pessoas atendidas pelo  Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF) do Acre.

No instituto ligado à Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Jamilly já fez os cursos de Matemática Lógica, Xadrez e Robótica.

Estudante do 3º ano do ensino médio na escola São João Batista, ela diz que os ensinamentos do IMCF são importantes, porque suprem as carências de formações nessas áreas.

“A matemática é uma especialidade difícil de encontrar em cursos e, quando tem, é muito caro. Por isso acho importante a proposta desse estabelecimento, por ser totalmente gratuita e com professores qualificados”, diz.

O estudante Daniel Oliveira frequenta o IMCF desde 2015 e durante esse tempo já fez seis cursos e uma oficina. “Gosto daqui porque posso aprimorar meus conhecimentos e me especializar em diferentes campos científicos”, explica.

Oliveira está no último ano do ensino médio e diz que vai fazer faculdade de psicologia e que os cursos vão ser um diferencial na carreira, além de muito úteis quando for fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A escola ensina os conteúdos que estão na grade curricular, que são bons e necessários, mas quem vai além e busca complementar esses conhecimentos, já está um passo a frente da maioria. E aqui é um excelente local para isso, porque tem mestres que ajudam você na sua individualidade”, diz.

Frutos

Daniel pretende ensinar a habilidade do cubo mágico para outras pessoas (Foto: Sérgio Vale)

Daniel é um dos destaques da instituição e o cubo mágico é uma de suas habilidades. Tanto que foi um dos vencedores do 1º Torneio de Cubo Mágico realizado no Acre. “Venci na categoria 3/3 e estou muito feliz. Agora pretendo ajudar o Instituto a levar isso para outras pessoas”, conta.

Sobre o instituto

O IMCF foi criado em 2014 pelo governador Tião Viana. Em três anos de atuação, atendeu 18,216 mil acreanos. Só no primeiro ano de implantação foram 1.234. Em 2015 mais 6.324, e no ano passado, 8.621. Este ano apenas no primeiro semestre foram 2,037.

No espaço são oferecidas atividades educacionais que complementam o currículo escolar, contribuem com o desenvolvimento de novas habilidades e aumentam a qualidade da educação acreana. Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados para o público em geral.

De exatas a humanas, o instituto oferta em sua grade cerca de 15 cursos semestralmente. “Buscamos ofertar  atividades inovadoras que possibilitem a formação  da nossa população em diferentes ramos”, explica Alessandro Nasserala, coordenador do espaço.

O IMCF faz parte do Centro de Referências e Inovações para a Educação (CRIE), da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE). Está localizado no antigo Mira Shopping, centro de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter