Instituto Dom Moacir promove cursos em parceria com Diocese em Cruzeiro do Sul

Cursos de Corte e Costura e Doces e Salgados serão oferecidos para um total de 300 pessoas atendidas pela Pastoral da Criança

idm_diocese_onofre_brito_009.jpg

Presidente do Instituto Dom Moacyr assina convênios com a Diocese de Rio Branco (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Instituto Dom Moacir assinou dois termos de cooperação técnica com a Diocese de Cruzeiro do Sul visando oferecimento de cursos para beneficiários de programas sociais do Governo Federal cadastrados no CadÚnico. O primeiro termo tem a finalidade de oferecer cursos de ‘Corte e Costura’, com carga horária de 120 horas (05 turmas) e ‘Doces e Salgados’ com carga horária de 80 horas (05 turmas) para um total de 300 pessoas atendidas pela Pastoral da Criança.

O segundo termo de cooperação técnica tem finalidade de oferecer cursos de ‘Bijuterias com Sementes’, com carga horária de 60 horas; ‘Confecção de Acessórios com Palha de Buriti’, com carga horária de 60 horas e ‘Confecção de Bolsas’, com carga horária de 60 horas. Estão abertas 60 vagas para atender as mães das crianças atendidas pela sociedade Eunice Weaver.

Soma de esforços

Para o diretor-presidente do Instituto Dom Moacir, Irailton Lima, o Governo do Estado soma esforços com organizações da Diocese de Cruzeiro do Sul para realizar as ações necessárias e chegar mais perto das pessoas necessitadas. "Estamos trabalhando na formação profissional para que através da qualificação as pessoas tenham oportunidade de agregar algum ganho em sua renda e com isso melhorar sua qualidade de vida", disse. Segundo Irailton, a Pastoral da Criança tem feito importante trabalho com as crianças e suas mães. "Através dela a gente pode chegar a essas mães que terão oportunidade de fazer um curso que lhes possibilitará obter ganhos. Essa é a orientação do governador Binho", afirmou.

Parcerias com prefeituras

idm_diocese_onofre_brito_008.jpg

Representantes da Diocese e da Prefeitura assinaram o termo de parceria com o Governo (Foto: Onofre Brito/Secom)

Irailton informou que o Instituto Dom Moacir está lançando uma série de parcerias com as prefeituras. Nesta semana foi assinado um termo de cooperação com a prefeitura de Rodrigues Alves, o que vai acontecer com outras prefeituras nos próximos dias. Semanas atrás foi assinado termo com a prefeitura de Porto Walter e no fim do ano passado o termo de cooperação beneficiou o município de Marechal Thaumaturgo.

Irailton explicou que o Instituto trabalha com dois eixos na proposta pedagógica: primeiro, a possibilidade de a pessoa ter a competência necessária para desenvolver seu próprio negócio, para uma ação empreendedora e segundo, a qualificação como um meio para que as pessoas que querem um emprego no mercado de trabalho sejam mais eficientes.

Católicos satisfeitos

O bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Mosé, se disse muito satisfeito com as parcerias: "Fico feliz porque é crescimento, é desenvolvimento, é avanço para nossa sociedade de Cruzeiro do Sul e da região e mais satisfeito ainda considerando que a parceria já é tripla, envolvendo o Educandário, a Sociedade Eunice Weaver e a Pastoral da Criança".

A Irmã Matilde Knuven, presidente da Sociedade Eunice Weaver, disse que já foi feita uma pré-matrícula, mas ainda há vagas para os cursos destinados às mães das crianças que estudam no Educandário. Ela disse que inicialmente serão ministrados três cursos de artesanato, mas há também interesse em arte culinária.

A diretora da Pastoral da Criança, Cheiza Melo, conta que desde 2008 estão sendo oferecidos cursos às mães das crianças atendidas pela pastoral. "O objetivo é promover as mães para que elas possam ter renda própria e isso casou com o objetivo do Instituto Dom Moacir de profissionalizar as pessoas". A Pastoral da Criança atende em toda a Diocese de Cruzeiro do Sul cerca de 13 mil crianças.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter