O colégio Instituto São José de Rio Branco apresentou o projeto de energia de bombas termonucleares na Mostra Viver Ciência, como uma alternativa para impedir uma possível crise de energia no mundo.

A Mostra Viver Ciência é um evento voltado para a promoção da Educação, Ciência e Tecnologia que ocorre dentro da programação da Semana Estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT).

O projeto trata de uma possibilidade para novas oportunidades de aplicação de técnicas nucleares podendo ser de grande importância para áreas como medicina, agricultura, recursos hídricos, como também para o monitoramento do meio ambiente e processos industriais.

Um dos principais objetivos do projeto é promover a conscientização quanto à necessidade de preservação, conservação e valorização da Amazônia, produzindo uma energia limpa e lucrativa, e assim evitar uma crise energética.

Projeto energia de bombas termonucleares do Instituto São José Foto: Neto Lucena/Secom

O grupo fez questão de frisar no projeto a importância da Amazônia para o Brasil e o mundo como um patrimônio histórico, cultural e social e construiu um protótipo de bomba para ilustrar a apresentação.

“A gente queria um jeito melhor de usar a energia do mundo já que está acontecendo muito gasto e ninguém liga muito para isso. Esse projeto pode ajudar muito porque vamos economizar sem poluir e a camada de ozônio vai se manter do jeito que está. A oportunidade de mostrar nosso trabalho na Viver Ciência é muito legal, pois não temos muitas feiras e aqui podemos expor nossas novas ideias e futuramente, quem sabe, possam vir a serem adotadas?”, citou a aluna do 2º ano do ensino médio do Instituto São José, Ana Beatriz.

O evento foi organizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), além das instituições parceiras.