Integração entre vilas e sede de Porto Acre marca passagem da tocha dos Jogos Escolares

tocha_porto_acre_900_270508.jpgAs agrovilas localizadas no entorno do município de Porto Acre foram incluídas no roteiro de passagem da tocha dos Jogos Escolares 2008. A inserção das Vilas do V e do Incra no percurso cumpriu o objetivo promovido pelo ideal do esporte, de integrar e aproximar povos, culturas e diferenças. A cerimônia de abertura do evento percorreu mais de 30 quilômetros entre a Escola Estadual Jader Machado na Vila do V até a quadra poliesportiva Artur Sena Souza, na sede do município onde circulou também pela margem do rio Acre para marcar a passagem pela cidade histórica de Porto Acre

Dois alunos das três principais escolas participaram da condução do fogo simbólico. Entre elas, atletas das equipes de futsal que competiram em 2007 representando Porto Acre, como Jhon Leno, 17 anos, um dos mais empolgados. Ele que tem uma deficiência no braço esquerdo não se deixou vencer pela limitação física. "Estou muito feliz por ter sido convidado pela minha escola para representar o município na passagem da tocha. Acredito que o esporte pode sim trazer superação a todos", disse.

Para o prefeito de Porto Acre, Rui Coelho, o evento engrandece a todos. "Nosso município tem essa diferença geográfica, de ter essas importantes vilas destacadas da sede, mas a passagem da tocha simbolizou a integração de todas as comunidades", afirmou ele citando que apenas ficou de fora a agrovila localizada no quilômetro 72 da Estrada. "Este é o objetivo da tocha, de integrar os acreanos neste momento de 10 anos de jogos escolares", explica Shirley Torres, coordenadora do projeto.

Uma maratona de dez dias foi elaborada para levar a tocha dos Jogos Escolares 2008 aos 22 municípios do Estado. Nesta quarta-feira, 28, o fogo simbólico é conduzido por estudantes dos municípios de Sena Madureira (pela manhã) e Manuel Urbano (a partir das 17 horas). Nos próximos cinco dias, a equipe da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) segue pelos municípios de Santa Rosa, Feijó e Tarauacá (dia 29), Rodrigues Alves e Mâncio Lima (30), Cruzeiro do Sul (31), Jordão e Marechal Thaumaturgo (1º de junho), Porto Walter (2 de junho). A chegada em Rio Branco está prevista para o dia 2 de junho.

      

      

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter