Investimentos em produção e piscicultura melhoram abastecimento no Juruá

Em programa "Dois Dedos de Prosa com o Governador", Binho Marques fala sobre as políticas desenvolvidas neste setor na região

1232056421_tomate_foto_onofre_brito_01.jpg

Produção de tomate em Cruzeiro do Sul já muda realidade dos moradores da região (Foto: Onofre Brito/Secom)

acude_onofre_brito_12.jpg

Com apoio dos governos estadual e federal, pescadores do Juruá também apostam na atividade (Foto: Onofre Brito/Secom)

O investimento em novas tecnologias, a aposta em parcerias importantes e a garantia de financiamentos são alguns dos fatores que estão mudando a realidade da produção familiar na região do Juruá. O assunto foi o tema do programa de rádio "Dois Dedos de Prosa" desta segunda-feira, 5, com o governador Binho Marques.

Marques reconheceu que a região sofre o isolamento terrestre por um período do ano devido à estrada que ainda está sendo pavimentada, mas que essa realidade vem mudando para melhor nos últimos anos.

"Quando visitei o trabalho que está sendo feito pela nossa equipe do governo junto com o Sebrae, fiquei impressionado com a qualidade que estamos tendo de tomates. As pessoas não acreditavam nisso. É claro que a produção de tomates lá ainda não consegue colocar o valor do tomate no mercado, principalmente quando fecha a BR, porque ainda não atende toda a demanda da população. Por outro lado, ela consegue fazer com que esses produtores já possam ter um rendimento surpreendente produzindo tomates. Ninguém imaginava, mas faz parte de um programa do Governo", afirma.

Binho garante que os investimentos estão sendo feitos com programas de mecanização, que na região atende 300 famílias da cadeira produtiva da farinha e do leite, em uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul.

O governador destacou ainda o crescimento na piscicultura do Juruá com o apoio dos governos federal e estadual. "O trabalho que é feito na piscicultura na região do Juruá é de primeira linha. Em Mâncio Lima estamos agora concluindo um laboratório de reprodução de peixes para atender mais de 1.500 produtores. Essas obras que estão já com recursos assegurados vão estar acontecendo para melhorar a qualidade de piscicultores. Ainda não vi algo parecido aqui no Acre. Em Mâncio Lima vamos dar um apoio a mais ou menos uns 150 agricultores. Em Cruzeiro do Sul nós estamos com uma produção de 500 mil alevinos na estação de piscicultura, algo que atende mais de 150 famílias", explicou o governador, completando que esses investimentos atendem não só os municípios do Juruá, mas também Assis Brasil, Santa Rosa e outros.

"Esse trabalho conta com o apoio do Governo do presidente Lula. Os produtores tiram o financiamento no Pronaf e é interessante ver esse programa acontecendo lá em Cruzeiro do Sul, na região do Juruá, em Mâncio Lima, em Rodrigues Alves. Então eu fico muito feliz em ver esses resultados", disse Binho Marques, citando ainda o exemplo do incentivo à criação de galinha capiria, onde só em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo foram entregues oito mil pintos para 160 famílias e em Cruzeiro do Sul, mais de 14 mil pintos para 290 famílias.

"Enfim, aqueles que mais necessitam têm obtido grandes resultados agora."

Ouça aqui o programa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter