Isaura Parente e Nações Unidas terão sentido de circulação alterado

Ruas irão compor um sistema binário, cada uma com um sentido, para facilitar e melhorar o fluxo de veículos da região

Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de Rio Branco, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em conjunto com a Ciatran e a Prefeitura, implementa mudanças no trânsito da capital. Durante reunião com comerciantes e a comunidade realizada na semana passada, a Diretoria e a Engenharia de Trânsito do Detran apresentaram o projeto de alterações de sentido da Rua Isaura Parente e Avenida Nações Unidas, que formarão os chamados binários. Esses são um sistema de tráfego formado por ruas paralelas de mão única e em sentido contrário, ou seja, uma só vai e outra só vem. O sentido de circulação foi idealizado de maneira a complementar-se com a Nova Avenida Ceará.

A previsão é de que a mudança entre em vigor a partir do próximo dia 31. As alterações de sentido também ocorrerão entre a Rua Rondônia e a Avenida Getúlio Vargas (conforme o mapa). Esse trecho foi analisado pela engenharia de trânsito do Detran que levou em consideração, entre outros fatores, o intenso tráfego devido às atividades comerciais e escolares, e principalmente, os 283 acidentes registrados na região, sendo duas com vítimas fatais entre 2008 e 2009.

A fluidez do trânsito melhora não só nas ruas com alteração de sentido, mas também nas adjacentes. Haverá redução no tempo de espera em sete cruzamentos (Av. Nações Unidas x Rua Rondônia; Av. Nações Unidas x Rua Pernambuco; Av. Nações Unidas x Rua José de Melo; Av. Nações Unidas x Av. Getúlio Vargas; Rua Isaura Parente x Av. Getúlio Vargas; Rua Isaura Parente x Av. Antônio da Rocha Viana; Rua Isaura Parente x Rua Rondônia).

av.naesunidasruapernambuco.jpg

Avenida Nações Unidas, juntamente com a Rua Isaura Parente, terá sentido alterado para facilitar o fluxo de veículos (Foto: Engenharia do Detran)

A Avenida Nações Unidas ganhará faixas de estacionamento em ambos os lados e duas faixas de rolamento. A Rua Isaura Parente também receberá estacionamento em um dos lados e duas faixas de rolamento. A prefeitura irá fazer a adequação das linhas de transporte coletivo e implantação de calçada na Rua Rondônia.

Assim que as mudanças de sentido entrarem em vigor, os educadores de trânsito estarão presentes nos cruzamentos para distribuir material informativo, bem como orientar os condutores.

A implantação de sentido único através da formação de binários integra o Plano Diretor de Transporte e Trânsito. O projeto de melhoria da malha viária inclui, entre outras medidas, a revitalização e adequação da sinalização horizontal e vertical dos cruzamentos com semáforos e instalação de placas diagramadas e indicativas.

"Essas alterações no sentido de circulação das vias irão diminuir os congestionamentos naquela região. É importante que todos fiquem atentos às futuras mudanças", alerta o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.

As mudanças fazem-se necessária na medida em que cresce a frota de veículos de Rio Branco. Se por um lado, o sonho de consumo em adquirir o transporte próprio supriu as necessidades de locomoção de milhares de moradores da capital, de outro, os congestionamentos tornaram-se inevitáveis. Atualmente, mais de 102 mil veículos estão em circulação na cidade.

Veja o mapa com as mudanças.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter