Jogos da Celebração reúnem práticas esportivas tradicionais dos povos indígenas

Arco e fecha e corrida de 100 metros estiveram entre as competições realizadas no primeiro dia

arco_flecha_5.jpg

Desenho de peixe foi alvo na prova de arco e flecha (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Como parte da programação do quinto Encontro de Culturas Indígenas do Acre, várias competições esportivas estão sendo desenvolvidas na aldeia Poyanawa. No primeiro dia de provas, foram realizadas duas modalidades. Logo no começo da manhã de sábado, os representantes dos povos que participariam da prova de Arco e Flecha já testavam seus equipamentos. A torcida e a alegria das etnias marcaram a disputa. As regras foram repassadas pela comissão técnica composta por integrantes da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul). A localização da flecha indica a pontuação (1 a 40 pontos) de cada lançamento. O desenho de um peixe foi colocado como alvo.

Cada povo indígena foi representado por dois índios, os acertos foram somados. O olho do peixe era o local mais cobiçado pelos participantes. A etnia Ashaninka foi a única a ganhar 40 pontos com apenas o lançamento de uma flecha acertando o alvo. Assim, depois de flechar também a cabeça do peixe por duas vezes, os competidores desse povo ficaram com o primeiro lugar. A segunda e a terceira colocações foram conquistadas pelos Contanawas e Nukinis, respectivamente.

aremesso_de_lana_5.jpg

Jogos celebram a união entre os povos indígenas de todo o Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

De acordo com o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, a escolha das competições teve como base a cultura e os costumes indígenas. “A prática de esporte garante a integração e o intercâmbio dos povos. Também desenvolve o corpo e a mente, mantendo a tradição das comunidades”. O secretário destacou ainda que, a partir da realização dos primeiros Jogos da Celebração, as comunidades praticarão as atividades em suas terras. “Os Jogos celebram a união entre os indígenas.”

Para encerrar as atividades esportivas do sábado, as delegações disputaram a corrida rasa de 100 metros. A cada bateria os participantes eram recebidos na chegada pelos parentes com muita alegria. Os vencedores de cada bateria no masculino e feminino disputaram a grande final. Para o primeiro colocado, Jorgeano Carvalho, da etnia Kashinawa, os jogos representam a força e a união entre as comunidades. “Esse momento é muito importante para encontrar nossos parentes de outras terras”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter