Jogos Escolares agregam a juventude e revelam talentos esportivos

A edição 2019 dos jogos escolares chega em sua fase regional/nacional, cujas modalidades coletivas serão disputadas na cidade de Palmas, capital do Tocantins, entre os dias 11 e 15 de setembro. Ela é classificatória para a fase nacional, a ser realizada na cidade de Blumenau (Santa Catarina), no mês de novembro.

Para chegar a esse momento, o governo do Estado, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) foi o responsável e deu amplo apoio e incentivo para a realização das fases municipais, fases regionais/locais e a própria fase estadual.

Futsal é uma das modalidades que serão disputadas em Palmas, no Tocantins. Foto: Arquivo/SEE

Ao todo, mais de 7,5 mil atletas, de mais de 300 escolas (120 das quais somente em Rio Branco), disputaram as mais diversas modalidades esportivas como basquete, handebol, futsal, vôlei, vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa, natação e a ginástica rítmica, disputada pela primeira vez este ano.

Na fase regional/nacional, equipes acreanas representarão o estado no futsal e também no vôlei. De acordo com o chefe do Departamento de Esportes, Júnior Santiago, algumas modalidades individuais, como xadrez e a ginástica rítmica ainda estão acontecendo.

Os jogos escolares deste ano bateram todos os recordes. Além do número de atletas, eles aconteceram em 19 das 22 cidades acreanas, numa demonstração de quanto a juventude esteve envolvida e prestigiou a disputa de muitas maneiras, seja competindo, seja torcendo para as respectivas equipes.

Abertura dos Jogos Escolares aconteceu no mês de abril. Foto: Stalin Melo/SEE

“O governo, por meio da SEE, se empenha ao máximo para dar as condições às nossas equipes, possibilitando que elas representem bem o nosso estado, levantando também o nome do esporte acreano, pois elas estão capacitadas para bem nos representar”, disse.

Uma demonstração da importância da realização dos jogos escolares, segundo Júnior Santiago, são os talentos revelados até agora. Alguns deles, conta, já atuam em equipes federadas e participando de campeonatos estaduais. “Já tivemos vários talentos revelados e muitos deles já foram acolhidos por equipes que são federadas”, explica.

Quanto às equipes que representarão o Acre em Palmas, ele faz questão de dizer que elas tem “plenas condições de trazer bons resultados, pois elas jogarão de igual para igual e não estão deixando nada a desejar, pois são qualificadas e podem trazer excelentes resultados”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter