Jornalistas do Sistema Público participam da Semana de Comunicação da Ufac

A equipe do Sistema Público de Comunicação participou nesta terça-feira, 4, de mesa-redonda durante a Semana de Comunicação realizada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a coordenação do curso de Jornalismo.

No primeiro horário, a mesa-redonda, que teve como tema a ‘Ética na Assessoria de Imprensa’, foi mediada pelo professor Aquinei Timóteo e composta pela secretária de Estado de Comunicação, Silvânia Pinheiro, a assessora da Embrapa, Priscila Viudes, o assessor da Universidade Federal do Acre, Gilberto Lobo.

A segunda mesa teve como o tema ‘Radiojornalismo: Uma questão de ética’, composta pelo apresentador André Santos, o radialista Deise Leite, a radialista da Difusora Acreana, Nilda Dantas, e a jornalista da rádio Aldeia Annie Manuela, mediada pela professora Emanuelly Falqueto.

Silvânia Pinheiro iniciou anunciando a parceria entre o governo do Estado e a Ufac, que define o repasse da responsabilidade de administração da TV Aldeia para a instituição de ensino.

Silvânia Pinheiro iniciou o debate anunciando a parceria entre o governo do Estado do Acre com a Universidade Federal do Acre para gerir a TV Aldeia (Foto: Elenilson Oliveira/Secom)

“Esse é um dos nossos principais projetos, que possamos concluir essa parceria. Me sinto muito lisonjeada de participar desse evento. E sobre a questão ética, penso que ela é construída no dia a dia como jornalista. Todos os dias chegam pessoas te assediando, mas cabe a você decidir e tomar as escolhas corretas”, disse a secretária.

Pinheiro enfatizou que iniciou no jornalismo muito nova, mas que independentemente da idade já tinha o senso da responsabilidade. “Vivenciei muitas situações adversas, mas nunca me arrependi da decisão que tomei de ser jornalista. E digo que precisamos ter relação de respeito, entre os veículos de comunicação e os nossos assessorados. O nosso papel é prestar serviços à população”.

A jornalista Annie Manuela avalia que foi muito gratificante participar do início da Semana de Comunicação representando a Rádio Aldeia. “Eu tive a oportunidade de iniciar minha atuação no rádio em 2015. Por isso é importante essa possibilidade de aproximação da comunidade acadêmica e poder compartilhar experiências do dia a dia no jornalismo da rádio, que inclusive recebe estagiários para treinamento acadêmico”, completou.

Sobre a Semana Acadêmica de Comunicação

A Semana Acadêmica de Comunicação é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), que acontece anualmente desde 2004. Em 2019 o tema é “Jornalismo, ética e responsabilidade social”. A atividade de ensino, pesquisa e extensão, é desenvolvida por meio da disciplina Organização de eventos, oferecida no 6º período do curso de Jornalismo da Ufac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter