reconhecimento

Jovens do projeto Se Liga Aí ajudam a elaborar políticas públicas para juventude brasileira

O Ministério da Saúde (MS) tem pedido auxílio de jovens de todo o país para a construção de novas estratégias na oferta de saúde aos jovens e adolescentes do Brasil.

O Acre, que tem o projeto Se Liga Aí, escolhido mais de uma vez como uma das dez melhores práticas do país para jovens sobre o tema da saúde, não ficou de fora.

O Ministério da Saúde convidou três jovens participantes do projeto para auxiliarem no desenvolvimento de um novo método de trabalho sobre saúde a esse público específico.

Sabendo dos bons resultados – diminuição nos índices de gravidez não planejada no estado de 11%, por exemplo -, o MS vem acompanhando esse trabalho e levando o Se Liga Aí como referência para outros estados.

“Em agosto deste ano, o Ministério da Saúde veio ao Acre produzir um documentário com os jovens multiplicadores das regiões ribeirinhas do estado, e pôde acompanhar de perto o trabalho desenvolvido e as experiências dos jovens com o projeto”, conta a coordenadora do Se Liga Aí, Karoline Soster.

Entre os jovens acreanos, o MS escolheu três para irem a Brasília, na última semana, para participarem da criação de novos materiais educativos para jovens e adolescentes.

Jovens acreanos em Brasília durante agenda do Ministério da Saúde (Foto: Cedida)

Os três tiveram atividades que incluíram apresentação sobre as experiências exitosas realizadas pelo Brasil, avaliação do Projeto DiverSUS, que é uma estratégia para produção de conteúdos multimídias a partir das narrativas juvenis, para jovens, sobre a intersecção entre as suas identidades, condições sociais, sexualidades e afetos, numa perspectiva de fortalecimento dos direitos sexuais e direitos reprodutivos dessa população. Além da produção de um novo material educativo e produção de conteúdo para um aplicativo que ainda será lançado.

Luziete Castro, 19 anos, é natural de Manoel Urbano e desde 2015 participa do projeto e já é a segunda vez que vai a Brasília convidada pelo MS.

“Eles precisavam produzir materiais que tivessem efeito entre os jovens e fomos convidados para ajudar. No fim dos trabalhos, em 2017, foi dado o nome do projeto ‘DiverSUS’, e foi muito bom voltar e ver que nossas ideias foram aplicadas e podemos acompanhar os resultados. Agora estamos contribuindo novamente para a produção desse novo material, que ainda será divulgado”, esclarece Luziete.

João André de Souza, 18, foi outro jovem multiplicador escolhido para participar dos três dias de atividades organizados pelo MS.

“Participamos da construção do terceiro módulo de um curso de 20 horas que será aplicado para os profissionais que trabalham sobre saúde com os jovens e adolescentes. Além disso, formulamos perguntas para o aplicativo que está sendo desenvolvido pelo SUS [Sistema Único de Saúde] para trabalhar com jovens e adolescentes”, explica.

Nascido em Cruzeiro do Sul, Souza entrou no projeto em 2016 e, mesmo após concluir o ensino médio e passar a residir em Rio Branco para cursar engenharia civil, não se desvinculou do Se Liga Aí.

“Foi algo maravilhoso. Expor o trabalho desenvolvido aqui no nosso estado e ter esse reconhecimento em nível nacional é muito gratificante”, acrescenta.

Os jovens multiplicadores que atuam no Se Liga Aí são capacitados e levam conhecimentos a outros jovens sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, educação sexual e os malefícios do álcool e outras drogas.

Mayara Rubens, 19 anos, de Sena Madureira, entrou em 2015 no projeto e foi a primeira vez que participou de um encontro nacional. Ela conta que auxiliou na criação do aplicativo, que tem como público alvo os jovens e adolescentes, e destacou a satisfação de ver o reconhecimento de seu trabalho em Sena Madureira.

“Estar ali foi um orgulho enorme, ensinamos e aprendemos muitos com eles.  Poder apresentar nosso projeto e como ele é desenvolvido no estado foi muito gratificante, foi incrível”, destaca Mayara.