lazer, saúde e esporte

Lago do Amor se consolida como espaço de lazer para as famílias acreanas

Inaugurado há pouco mais de duas semanas, o Lago do Amor tem recebido diariamente centenas de visitantes que encontram no lugar, um espaço de amor e contato com a natureza.

Com uma linha do horizonte que encanta os olhares mais atentos, o Lago do Amor oferece estrutura para toda a família, de crianças aos amantes do esporte que podem realizar caminhadas, corridas, ou praticar outras atividades físicas, como skate, pedalada, entre outros.

A acreana Stephane Maia, que trabalha no serviço público do Rio de Janeiro, aproveitou o fim de semana para conhecer o Lago com sua mãe e tias. Para ela, o espaço é agradável, principalmente ao entardecer.

“Achei [o Lago do Amor] um lugar bem agradável. É mais uma opção de lazer na cidade e achei que ficou bem bonito. Eu acho essa região da cidade muito bonita”, destaca ela opinando que o fim de tarde é o melhor horário para visitar o local.

Com nome de amor, o lago inspira ainda os casais apaixonados. É o caso dos jovens Pâmella Ribeiro e João Mesquita, que aproveitaram o fim de tarde para celebrarem juntos a breve chegada do herdeiro do casal.

“É a primeira vez que estou vindo aqui com a minha esposa. Achei um espaço legal, ambiente maneiro para as crianças se divertirem, e um ambiente bom também pra andar de skate, o Acre e Rio Branco estavam precisando”, destaca João.

Pâmella Ribeiro e João Mesquita aproveitaram o fim de tarde para celebrarem juntos a breve chegada do herdeiro do casal (Foto: Junior Aguiar/Secom)

O “Cadeado do Amor” também é um dos pontos que chamou a atenção do casal. Tradição que remonta à Sérvia antiga, o ato consiste em namorados fixarem a uma ponte, cerca, portão, ou local público semelhante um cadeado para simbolizar seu amor. Normalmente os nomes ou iniciais dos apaixonados estão inscritos no cadeado, e sua chave é lançada longe para simbolizar o amor inquebrável.

“Eu já tinha conhecido esse lance do cadeado em outros lugares. Com certeza o Lago do Amor faz jus ao nome não só pra mim, quanto pra ela [minha esposa] e pra esse ‘gurizinho’ que tá vindo aí”, destaca João, apontando para a esposa, grávida de quatro meses.

Já o estudante universitário Patrick Leon destaca que o espaço é democrático. “É a primeira vez que estamos vindo e estamos realmente impressionados. Aqui tem pessoas de todos os tipos, um ambiente legal, pois é algo novo. É um espaço democrático, que agrega todo mundo e promove o respeito entre as pessoas”, opina ele.

Estrutura

Além da estrutura que acolhe as famílias e também os amantes do esporte, o Lago do Amor se torna também um importante espaço para a saúde do Acre, com a inauguração nesta semana do Centro de Referência Especializado em Reabilitação (CER III).

O espaço integra ainda o Complexo do Instituto Estadual de Neurocirurgias, Traumatologia e Reabilitação.
O nome do local é uma alusão às possibilidades de tratamento na reabilitação de pacientes neurológicos, por exemplo.

Além deste equipamento de saúde, o espaço com cerca de 10 mil metros², junto do Parque do Tucumã, se torna um local para a prática de esportes e lazer. Assim, o Estado transforma o que antes era os arredores de um presídio em um ambiente urbano de acolhimento da cidade.

O investimento do Lago do Amor é de aproximadamente R$ 2,5 milhões e faz parte do pacote de ações que o governo está realizando este ano. Somente em obras da saúde, o Estado investe R$ 160 milhões.

Leia mais: Tião Viana entrega Centro Especializado em Reabilitação com homenagem ao Padre Paolino Baldassari