Lúcia Carlos assume Secretaria Adjunta de Saúde

Enfermeira acumula coordenação do Samu e tem o desafio de fortalecer a rede de assistência de saúde

posse_foto_sergio_vale_6.jpg

Governador Binho Marques diz que desafio é o fortalecimento do sistema de saúde (Foto: Sérgio Vale/Secom)

posse_foto_sergio_vale_2.jpg

Lúcia Carlos assume nova pasta e continua na gerência estadual do SAMU (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Secretaria Adjunta de Saúde foi assumida nesta quinta-feira pela enfermeira Lúcia Carlos, que a partir de agora acumula a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a pasta deixada pelo infectologista Thor Dantas. Thor deixou o cargo por motivos pessoais e Lúcia assume para dar continuidade ao trabalho iniciadode regular a rede de saúde para que ela funciona com fluidez.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, o trabalho desenvolvido pelo governo na área de saúde não muda de foco com a saída de Thor. "Continuaremos o trabalho, com a manutenção da equipe e a missão de melhorar o fluxo de informações dentro do sistema para que o paciente seja mais bem atendido. Nosso foco continua sendo levar saúde às populações isoladas e oferecer saúde de qualidade a todos. Lúcia tem uma grande experiência com a rotina dos hospitais e com a assistência básica. Foi, sem dúvida, uma excelente escolha", disse.

Lúcia vai continuar na coordenação do Samu, onde está desde a implantação do serviço, em novembro de 2003. "O Samu funciona como um observatório do sistema de saúde, pois todas as unidades hospitalares estão interligadas. A gente acaba conhecendo os problemas que cada uma está enfrentando e a capacidade para resolvê-los", explicou.

Thor deixou o cargo afirmando que essa foi a decisão mais difícil em toda sua vida profissional, dado o senso de dever coletivo que o acompanha. "Mas estou vivendo um momento único na minha vida, em que minha esposa precisa da minha presença de forma mais constante, e também preciso me dedicar ao meu doutorado. Impossível não ter um sentimento de culpa por deixar o cargo, mas não vou me afastar demais. Estarei sempre por perto, a qualquer hora, para ajudar na continuidade do trabalho iniciado. Tenho muita honra de fazer parte da equipe do governador Binho Marques", disse Thor, que continua com o atendimento médico no Serviço de Atendimento Especializado do Hospital de Base e na enfermaria de infectologia da Fundação Hospital.

O governador Binho Marques lamentou a saída de Thor, mas se mostrou muito satisfeito de ter encontrado uma profissional com o perfil de Lúcia para assumir a pasta. Ela também conhece o sistema de saúde por dentro e faz parte da equipe de governo há dez anos.

"Vamos reforçar o que foi feito nos últimos dez anos e fortalecer o sistema de saúde, para que todos nós tenhamos muito orgulho dele em 2010, assim como temos da educação hoje. Hoje 95% dos atendimentos de saúde no Estado acontecem na rede pública e para cada R$ 1 do SUS o governo complementa com mais R$ 3. Isso não acontece em nenhum outro lugar do Brasil. Agora precisamos de um sistema que tenha fluidez", disse o Binho Marques.