Revitalização

Limpeza marca início do projeto de revitalização da orla do Mercado do 15

O primeiro passo para a obra de construção da orla do Mercado do Bairro 15 foi dado esta semana pelo Governo do Estado, com o início das atividades de limpeza da área, coordenada pela  Secretaria de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciário (Iapen).

Na limpeza da área está sendo utilizada a mão de obra de 20 apenados do sistema penitenciário do Estado. O local  beneficiado com limpeza geral em capina, recolhimento do mato e entulhos corresponde a 400 metros, iniciando na orla do Mercado do 15 até a antiga delegacia do Segundo Distrito.

Segundo o coordenador do projeto, arquiteto Renato Pinheiro, a previsão é que os serviços de limpeza sejam concluídos em uma semana e partir daí, o serviço de topografia terá um panorama preciso sobre como está a área, que locais vão demandar investimentos em recuperação.

“Os trabalhos de limpeza utilizando mão de obra dos presos têm o peso social de contribuir com a reintegração de apenados e também com o andamento do projeto da orla, pois com a área limpa é possível fazer ajustes finais no projeto, antes da licitação”, esclareceu o arquiteto da Seinfra.

Na limpeza da área está sendo utilizada a mão de obra de 20 apenados do sistema penitenciário do Estado Fotos: Jean Lopes/Seinfra

Orla do Mercado do 15

O projeto de revitalização da orla do Mercado do 15, a ser executado pelo Governo do Estado, através da (Seinfra), custará, inicialmente R$ 8,5 milhões, que já estão alocados através de emenda parlamentar da deputada federal Vanda Milani (SD), podendo chegar a estimativa orçamentária para até R$ 15 milhões,

A parlamentar, pertencente à família tradicional do Bairro 15, tem olhar sensível para esse espaço público, que nunca recebeu investimentos do poder público, apesar se tratar de uma área de muita trafegabilidade, pois moradores de diversos bairros do Segundo Distrito utilizam os serviços do mercado.

O secretário Thiago Caetano destacou que a parlamentar foi a primeira nessa gestão a alocar recursos para investimento em infraestrutura no Estado e já iniciou com uma obra grande. A ideia é agilizar os trâmites legais para iniciar a obra no próximo verão.