Mais de 93 mil pessoas recebem vacina no dia D contra polio e rubéola

Imunização contra a paralisia infantil e rubéola continua até 12 de setembro

coletiva_vacina_900.jpg

93 mil pessoas atenderam ao chamado das campanhas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mais de 93 mil pessoas atenderam ao chamado das campanhas de combate à rubéola e paralisia infantil neste sábado, 9. A chuva, que caiu sobre algumas regiões do Estado no sábado, complicou o acesso da população aos postos de vacinação e o final da estratégia de campanha. Mesmo assim as coordenações estadual e municipal de imunização consideram os índices alcançados bastante positivos, atendendo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os dados preliminares divulgados hoje, 11, pelos secretários de saúde do Estado, Osvaldo Leal, e do município de Rio Branco, Pascal Kalil, colocam o Acre em primeiro lugar na Região Norte em pessoas atendidas com as vacinas contra a poliomielite e rubéola. Falta contabilizar os números da zona rural e áreas indígenas. Até agora, 38.077 crianças de 0 a 5 anos (44% da população desta faixa etária) receberam a dose de vacina contra a paralisia infantil e 54.997 (23,83% de homens e mulheres entre 20 e 39 anos), contra a rubéola. "O chamamento para a (vacinação contra) rubéola foi um sucesso. Mesmo com o complicador da chuva que prejudicou em algumas regiões o Acre", avalia o secretário estadual de saúde, Osvaldo Leal.

A partir de hoje, a vacinação será levada aos locais de trabalho. Estão previstas visitas a empresas privadas, públicas e instituições. O secretário de saúde do município, Pascal Kalil, informou que a cidade foi dividida em 13 segmentos considerando a localização dos centros de saúde. O planejamento será feito entre as coordenações municipal e estadual de saúde. O cronograma de visitas às empresas será fechado em breve de forma a atender o maior número de pessoas. As vacinas contra a paralisia infantil e rubéola continuam disponíveis até o dia 12 de setembro nos centros de saúde de todo o Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter