Oportunidade

Mais de cem jovens concluem cursos da área de Informática

Com a colaboração de Elenilson Oliveira

“Pra quem não sabia nada de Informática, como eu, o computador era como um bicho-papão”. Era assim que se sentia Francisca Feitosa diante de um computador, antes de fazer o curso de Informática Básica. Ela é autônoma e produz pães caseiros para ajudar na renda da família. Não acreditava que conseguiria aprender, mas descobriu que poderia avançar quando viu que os formadores vinham e sentavam ao lado dela, pegavam em sua mão para ajudá-la. “Eu sinto como se tivesse sido alfabetizada e estar aqui hoje é uma realização”, conta.

Francisca Feitosa, concludente do curso de Informática Básica Foto: Mardilson Gomes/SEE

Nesta quarta-feira, 24, Francisca e mais 188 pessoas, dentre elas estudantes e pessoas da comunidade, receberam o certificado dos cursos de Informática Básica, Excel Básico e Excel Intermediário ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), durante o primeiro semestre deste ano.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Educação, Rarismar Bezerra, explica que até 2018 o atendimento era mais voltado para o professor. “O secretário Mauro mudou a visão do nosso trabalho e, partir de então, nosso público principal passou a ser o estudante e a comunidade. Muitos não têm condições de pagar um curso em escola particular e a informática hoje é essencial na vida das pessoas porque é exigida pra tudo”, afirma o coordenador.

189 jovens e adultos concluíram os cursos neste primeiro semestre (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

José Marques, estudante da Escola Estadual Lourival Sombra já tem essa preocupação. “Eu tinha uma noção de informática, mas sabia que precisava ter mais conhecimento e também o certificado porque vai ser importante no meu futuro, pra conseguir um trabalho”, afirma.

Nova perspectiva

Dois socioeducandos assistidos pela semiliberdade do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) também receberam o certificado do Curso Básico de Informática. A oportunidade é fruto da parceria firmada entre o órgão e a SEE, por meio do NTE. Até o final do ano, outros 20 assistidos participarão do curso.

O presidente do ISE, Rogério Silva, destacou a parceria entre as instituições e também parabenizou os cursistas, que receberam uma nova perspectiva de futuro. “Aqui é uma demonstração clara de que a Secretaria de Educação cumpre o seu papel educacional e vai mais além, exercendo de fato a cidadania”, afirmou.

Presidente do ISE, Rogério Silva, fala da importância das instituições de governo trabalharem juntas Foto: Mardilson Gomes/SEE

Ele também ressaltou a importância do curso para os adolescentes como forma de capacitação para o mercado de trabalho. “Informática básica é uma ferramenta que hoje passou a ser essencial para o desenvolvimento humano, possibilita o avanço tecnológico e é uma ferramenta de trabalho em diversas situações”, disse.

O socioeducando D.Q.S., de 15 anos, afirmou que essa é uma oportunidade de mudança de vida. “Estou fazendo esse curso para conseguir um trabalho e não voltar para o mundo do mundo do crime. Assim eu vou melhorar de vida e posso até ter a oportunidade de um primeiro emprego”, afirmou.

Segundo o secretário de Educação em exercício, Márcio Mourão, quando o plano de governo do governador Gladson Cameli estava sempre construído, a equipe já colocava a tecnologia como prioridade para os alunos. “Nossa meta seria levar esses cursos para as escolas, utilizar os laboratórios lá existentes, bem como no próprio NTE. Hoje é um momento de grande realização porque tudo aquilo que pensamos lá atrás estamos vendo realizado”.

Márcio Mourão, secretário de educação, cultura e esportes em exercício na entrega dos certificados Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para o segundo semestre, somente em Rio Branco, devem ser atendidas cerca de 300 pessoas. No total, incluindo alguns municípios do interior, a intenção é que até o final do ano esse número chegue a 1.500.