Mais uma vida salva graças aos transplantes realizados no Acre

Aos 45 anos, Antônia faz planos para a vida nova após o transplante de fígado (Foto: Júnior Aguiar)

Já estava quase tudo certo para que a filha de Antônia Rosa Alves, 45 anos, fizesse a última tentativa para não perder a mãe. Ela ia tentar ser a doadora de parte do seu fígado, já que a mãe estava na fila de transplantes havia quase um ano.

A diarista, moradora de Brasileia, lutava contra as hepatites B e D fazia cerca de dois anos. Paciente do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, Antônia já havia tido duas chances de passar pelo transplante, mas em todas as vezes os exames demonstravam incompatibilidade entre o órgão do doador e ela.

“Minha filha fez o teste de compatibilidade e deu positivo, então ela estava decidida a doar um pedaço do fígado dela para mim. Ela iria fazer alguns exames complementares quando recebi a ligação da Central de Transplantes dizendo que havia um fígado disponível. Foi um alívio muito grande e ao mesmo tempo veio o medo de não dar certo de novo, mas eu vim e dessa vez deu tudo certo, graças a Deus”, disse Antônia.

A cirurgia foi realizada na última sexta-feira, 8, no HC. Agora, Antônia aguarda a avaliação com equipe médica para poder ter alta e continuar o tratamento, mas já faz planos para o futuro.

“Eu vou trabalhar na obra da minha igreja porque agora eu sei que é vida nova pela frente. Tenho duas datas de nascimento para comemorar a partir de agora, pois eu sei que eu nasci de novo com esse transplante. Só tenho a agradecer a quem doou, porque é uma atitude muito nobre e a toda a equipe do SAE e do transplante que fez tudo o que pode, desde o começo, para que eu pudesse ter minha saúde de volta”, comemorou, emocionada.

Esse é o 26º transplante de fígado realizado no Acre. Durante o primeiro semestre de 2017, o estado apresentou elevada taxa de transplantes hepáticos (14, 7 procedimentos por milhão de habitantes) e permanece como o único estado da Região Norte a realizar o procedimento, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O Acre já realizou mais de 600 transplantes. Foram feitos 305 procedimentos pelo Hospital das Clínicas e outros 300 viabilizados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter