Major Rocha representa o Acre em fórum comercial no Peru

Empresários do país vizinho estão empolgados com abertura comercial entre os dois países

O vice-governador do Estado, Major Rocha, representou o Acre no I Fórum de Integração para o Bicentenário da Macro Região Sul do Peru realizado na cidade de Arequipa, entre os dias 25 e 26 de maio. O encontro reuniu autoridades e empresários para discutir a formulação de novas políticas comerciais e de desenvolvimento para uma das regiões mais populosas do país vizinho.

Segundo Rocha, o Sul peruano é uma região extremamente produtiva, principalmente no cultivo de alimentos hortifrutigranjeiros. A intenção é estreitar os laços com o mercado brasileiro e criar um centro de distribuição no município de Assis Brasil.

A abertura do porto peruano pode reduzir em até 15 dias viagens pelo Pacífico em relação a portos do Sul e Sudeste do país (Foto: Cedida/Divulgação)

“Vi de perto a qualidade dos diversos produtos que eles produzem na região de Arequipa e percebemos que os peruanos querem vender para o Brasil. Um exemplo disso é o alho, que percorre mais de três mil quilômetros para abastecer o mercado do Acre, Rondônia e Amazonas. Importando direto do Peru, vamos reduzir a distância pela metade”, argumentou.

O Governo do Acre está empenhado em superar os entraves alfandegários que dificultam a relação comercial entre Brasil e Peru. Tratativas estão em andamento com a União para que leis e outras normativas aduaneiras sejam modificadas com o propósito de facilitar as transações comerciais.

Porto de Matarani: o caminho mais próximo para a Ásia

Cameli aproveitou a oportunidade para conhecer o segundo maior porto do Peru, localizado na cidade de Matarani, às margens do oceano Pacífico, e a somente 1,3 mil quilômetros da fronteira com o Acre.

“O porto de Matarani é o segundo maior do país, mas apenas 25% de sua capacidade estão sendo utilizadas. Esse porto é o que está mais próximo do Acre e os peruanos sinalizaram que têm interesse em fazer negócios com o Brasil”, ressaltou Rocha.

Com a abertura do porto peruano para atender os interesses comerciais do Brasil com a Ásia, sobretudo a China, abre-se um caminho para que este percurso seja reduzido em até 15 dias na comparação com a tradicional rota realizada por meio dos portos do Sul e Sudeste do país.

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