Malharia especializa produção e alcança bons resultados

Fardas tornou-se a especialidade deste empreendimento (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Confecção de fardas tornou-se a especialidade do empreendimento (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A Malharia Fio Acre está há três anos em funcionamento no Ramal da Garapeira, na região da Vila Acre, em Rio Branco. O projeto se iniciou da vontade da dona de casa Eliana Oliveira obter uma renda. Capacitada pelo Senai e beneficiada pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), seu aprendizado transformou-se em um empreendimento de sucesso.

“Eu pensava em fazer modinha, mas o conselho do meu marido foi que a gente tivesse um foco. Então escolhemos as fardas, porque perto da nossa casa tem duas escolas públicas”, explica. Foi assim que iniciou uma parceria também comercial com Clóvis Marcusso,  o marido, que se tornou costureiro.

“Passei tudo o que eu sabia para ele”, diz.  Clóvis vivia um momento de crise profissional: “Eu já estava me aposentando, mas como a costura não é um trabalho pesado, acabei gostando e descobri uma nova paixão”, confessa. “Ele costura mais do que eu”, arremata Eliana.

Inicialmente, gastavam um dia para fazer uma blusa. Hoje são feitas 40 blusas diariamente. “Já temos muita procura, igrejas próximas que fazem camisetas para eventos, uniformes  para campeonatos de futebol e também foram nos recomendando, então estamos com perspectivas de aumento, porque sempre são feitos novos contatos”, conta a empreendedora.

“A estratégia de especialização de mercado tem tido grande sucesso entre os empreendimentos, porque passa a atender cada vez melhor um segmento, o que faz do negócio referência para os clientes”, salienta o secretário Henry Nogueira.