Médicos passam por capacitação para dar mais qualidade ao tratamento contra dengue

Mais de 200 profissionais estarão no curso de manejo clínico que começa nesta quinta-feira, no CRM

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta quinta-feira, 15, a Capacitação em Manejo Clínico da Dengue para cerca de 250 médicos da rede estadual e municipal de saúde pública. O curso, cujo objetivo é uniformizar e elevar a qualidade do tratamento a pacientes com dengue, será ministrado a partir das 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), parceiro do projeto junto com a Universidade Federal do Acre (Ufac). O curso se estende até sexta-feira, 16.

"Começaremos por Rio Branco e podemos levar a capacitação  para  regiões mais críticas, como Brasiléia e Epitaciolândia", informou Thor Dantas, secretário-adjunto de Ações Básicas em Saúde. Os dois municípios fazem fronteira com Cobija, capital do departamento boliviano de Pando, onde há registro de alta infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

A medida se inclui no plano de controle da doença. Entre outras ações, foi ampliado para até as 22 horas o horário de atendimento em três unidades de saúde Rio Branco, que passam a funcionar inclusive nos feriados e fins de semana. 

A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável. A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti, que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e essa pessoa fica doente. A doença só acomete a população humana.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest