Mecanização amplia produção de milho

Cerca de 140 hectares já estão plantados, o que deve resultar em aproximadamente 600 toneladas de milho a serem colhidas em março de 2009 mecanizao_amplia_produo.jpg

Produtores da Associação Grupo Opção esperam colher 600 toneladas de milho na safra de 2009. Esse é o resultado do investimento do Governo do Estado por meio das secretarias Extensão Agroflorestal e Produção Familliar (Seaprof) e de Agricultura e Pecuária (Seap) na mecanização de 139 hectares na região do quilômetro 55 da estrada de Boca do Acre (AM) que envolve os agricultores familiares associados à entidade. Também na região já está em funcionamento o silo graneleiro com capacidade para 2.600 toneladas.

João Evangelista, o João Paraná como é conhecido, recuperou 60 hectares de áreas degradadas e plantou milho. Agora espera colher os frutos dessa mudança. "Plantar milho é mais rentável que criar boi. Em três anos vou faturar R$ 15 mil com o plantio de 10 hectares de milho. Nesse espaço só poderia ter 20 bois, o que me renderia R$ 8 mil no mesmo período", explica.

O agricultor é um dos 20 associados do Grupo Opção, que vem recebendo incentivos do Governo do Estado para a recuperação de áreas degradadas e mecanização. "Hoje colhemos uma média de 90 sacas por hectare, uma média alta para a região. Isso só foi possível após um trabalho de correção de solo coordenado pela Seaprof e a Embrapa e o investimento em sementes de qualidade", garante João de Lima, presidente do Grupo Opção. 

tcnicos_da_seaprof_so_responsveis_pela_assistncia_tcnica.jpg

Associados do Grupo Opção recebem incentivo do Governo do Estado para a recuperação de áreas degradadas e mecanização (Foto: Seaprof)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de 140 hectares já estão plantados, o que deve resultar em cerca de 600 toneladas de milho a serem colhidas em março de 2009. Vale ressaltar que o otimismo dos agricultores familiares é resultado do apoio recebido com a assistência técnica que incluiu a correção de solo, a mecanização para destoca, aragem, gradagem e ainda máquina plantadeira.