Meio Ambiente realiza ações educativas no Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia, 5 de setembro, será marcado por ações de educação ambiental em todo o Estado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está articulando atividades nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó e Brasileia. Haverá plantio e distribuição de mudas florestais e frutíferas, além de palestras sobre monitoramento de queimadas e sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, o Dia da Amazônia deve ser marcado por ações que possibilitem a melhoria das condições de vida da população. “A Amazônia merece muito mais do que simples discursos. Precisamos de ações efetivas, que tragam valorização para a população que aqui vive”, disse.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, disse que o Dia da Amazônia deve ser marcado por ações que possibilitem a melhoria das condições de vida da população Foto: Arquivo Secom

A programação em alusão ao Dia da Amazônia já iniciou. A primeira ação foi a publicação da Consulta Pública do Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) do Estado do Acre, que já está disponível no site do governo, no endereço www.acre.gov.br

Nos dias 27 e 28, a Sema está realizando um curso de monitoramento ambiental para os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia). Na atividade, os técnicos do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental vão explicar como analisar e utilizar os dados emitidos diariamente pela Sala de Situação, como os boletins do tempo, relatórios hidrometeorológico e de queimadas. Com a capacitação, os técnicos da Semeia poderão elaborar os seus próprios relatórios.

Nos dias 28 e 29, em Cruzeiro do Sul, será realizada uma atividade capacitação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para técnicos de várias instituições estaduais, municipais e federais da região do Juruá.

No dia 30 de agosto, a Sema vai participar da oficina sobre Política de Regularização Ambiental no Acre, realizada pelo Ministério Público do Acre (MPAC). O curso será voltado para os Promotores de Justiça do Ministério Público do Acre. No evento serão apresentados os instrumentos da Lei de Proteção à Vegetação Nativa (12651/2012) e discutidas as informações sobre a regularização ambiental das propriedades rurais na Amazônia, com foco no Estado do Acre, dentre outros aspectos.

No dia 3 de setembro será realizada uma palestra sobre prevenção às queimadas no Colégio Militar Estadual Tiradentes, em Rio Branco e no dia 5, haverá plantio simbólico e distribuição de mudas frutíferas e florestais. A divisão de Recursos Hídricos da Sema também está em campo realizando o monitoramento da qualidade da água nos municípios de Brasileia, Assis Brasil, Xapuri, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter