Meio Ambiente realiza treinamento sobre monitoramento ambiental

Técnicos de fiscalização do Instituto de Meio Ambiente (Imac) e do Ministério Público (MPAC) participaram nesta segunda-feira, 18, de treinamento no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) sobre a plataforma do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas Alerta).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é instituição responsável pelo monitoramento ambiental do Estado e as informações de suporte para as ações de comando e controle são produzidas pela equipe técnica do Cigma.

De acordo com o secretário Israel Milani, esta capacitação dará melhores condições de atuação da equipe técnica de fiscalização do IMAC, melhorando os insumos, reduzindo o tempo do trabalho de campo, além de garantir padronização de procedimentos.

O treinamento foi conduzido pelo técnico da Ucegeo, Marcos Silva. “O trabalho em conjunto é fundamental para o aprimoramento das informações. Pretendemos desenvolver um laudo padrão de alerta, baseado no MapBiomas Alerta”, falou.

Treinamento sobre a plataforma MapBiomas Alerta Foto: Assessoria Sema

A capacitação servirá como base para a participação do MPAC no workshop sobre a temática nesta quarta-feira, 20, em Brasília. Segundo a chefe do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (Caop/Maphu), Vângela do Nascimento, a proposta é colaborar com indicação de melhorias na plataforma MapBiomas Alerta.

“Nós estamos reunindo as sugestões técnicas para compor um documento que será apresentado em Brasília. Representantes do Brasil inteiro vão apresentar as dificuldades metodológicas encontradas para a estruturação adequada dos setores de Geo”, disse Vângela.

De acordo com informações do site da plataforma (http://alerta.mapbiomas.org/sobre-o-projeto) o MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução. Esta versão atual é dedicada exclusivamente ao tema de desmatamento em todos os biomas brasileiros e se expandirá para os demais temas ao longo dos próximos dois anos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter