Meliponicultura, mecanização e piscicultura avançam no Juruá com o apoio do governo do Estado

O governador Tião Viana visitou áreas rurais da região de Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira, 19. Acompanhado pelo secretário Lourival Marques, da Secretaria de Extensão Agroflrestal e Produção Familiar (Seaprof), Tião esteve no ramal Zacarias, onde há produtores que estão recebendo calcário em pó para dar melhor qualidade à terra e, assim, aumentar a produção rural.

O governador Tião Viana visitou áreas rurais da região de Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira, 19 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana visitou áreas rurais da região de Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira, 19 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Lourival Marques destacou que mais de 200 famílias em todo o Estado já foram beneficiadas com o programa do calcário, e em toda a região de Cruzeiro do Sul já foram distribuídas 400 toneladas do produto, que visa melhorar a qualidade do solo.

Essas ações de fortalecimento da produção com a mecanização agrícola beneficiam trabalhadores rurais como Francisco Heleno. “Estamos recebendo apoio técnico do pessoal da Seaprof e também dos secretários Reis [José Carlos Reis], dos Pequenos Negócios, e do Lourival [Marques]. Isso é fundamental, não tem como a gente dizer que o governo não está investindo. O governo está investindo, e muito, e está melhorando e vai melhorar cada vez mais”, afirmou o produtor do Ramal Zacarias.

Mais de 200 famílias em todo o Estado já foram beneficiadas com o programa do calcário  (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mais de 200 famílias em todo o Estado já foram beneficiadas com o programa do calcário (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Piscicultura recebe apoio com abertura de tanques e suporte técnico

O governador Tião Viana visitou ainda na manhã desta quarta-feira duas propriedades no Ramal Linha 3. Na primeira área, o Estado está apoiando produtores com a construção de tanques para a piscicultura. Um dos produtores é Agenor Barbosa, que conta que antes de ter o suporte do governo, com as máquinas para abrir os tanques, precisou de muito empenho para atuar na piscicultura.

O Governo está apoiando produtores com a construção de tanques para a piscicultura  (Gleilson Miranda/Secom)

O governo está apoiando produtores com a construção de tanques para a piscicultura (Gleilson Miranda/Secom)

“Meu primeiro tanque eu mesmo construí  com uma enxada. Mas agora, graças a Deus, tem o pessoal da Seaprof para ajudar com a máquina”, disse Barbosa. O secretário Lourival Marques ressalta que todos os tanques que a Seaprof vem auxiliando na abertura passam por avaliação de técnicos especialistas na área de criação de peixes. Segundo ele, todo o trabalho é feito da maneira mais criteriosa, para que não prejudique a produção durante o período de chuvas.

Meliponicultura alia produção, renda e preservação

Ainda no Ramal Linha 3, Tião Viana visitou a área onde vive o produtor João Oliveira de Miranda, que trabalha com a meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão. O produtor já registra acréscimo de R$ 800 em sua renda mensal. Ao conversar com o governador, o produtor João Oliveira contou que na última edição da Expoacre Juruá conseguiu expandir suas vendas para outros clientes.

 

Ainda no Ramal Linha 3, Tião Viana visitou a área onde vive o produtor João Oliveira de Miranda que trabalha com a melinocultura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ainda no Ramal Linha 3, Tião Viana visitou a área onde vive o produtor João Oliveira de Miranda, que trabalha com a meliponicultura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Eu estou muito satisfeito com essa ajuda que estamos recebendo e penso que futuramente vou ter uma renda melhor. Daqui um ano ou dois, vou ter essa renda melhor porque me dedico ao trabalho. Daqui é que eu vou tirar a renda da minha família e construir um bom lar e crescer”, pontuou Miranda.

O governador Tião Viana frisou que o governo do Estado está investindo em diversos setores da produção, como, por exemplo, nas áreas de mecanização agrícola, piscicultura, ovinocultura, apicultura, plantações de coco e outras.

“São duas mil famílias recebendo a mecanização na área de estoca e calcário para melhorar sua terra, e temos as políticas inovadoras como a do peixe. Já são mais de 400 tanques de piscicultura nessa região e ainda temos o mel, que é uma atividade linda e ecologicamente correta, ligada à polinização da Amazônia e com respeito às flores e florestas nativas”, concluiu o governador.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter