Campanha contra a hipertensão é lançada no Estado

26042008_saude_900.jpgCom café da manhã, atividade física, verificação de pressão e teste de glicemia, a Comunidade Menino Jesus no bairro Nova Estação foi o lugar escolhido para o lançamento da Campanha contra a Hipertensão, dia nacional de combate à doença.

A ação do Governo do Estado objetiva prevenir o mal que atinge formalmente mais de 25 mil pessoas no Acre. A meta é localizar e identificar outras 20 mil pessoas que estão na estatística como prováveis portadoras de hipertensão e que correm o risco de sofrer derrames, entre outras complicações.

Segundo dados da Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes, a estimativa é que 35% da população de todo o Estado seja hipertenso. "O problema é quando a pessoa não sabe, porque esta é uma doença silenciosa, a inimiga silenciosa, como chamamos. Por isto é importante a prevenção", alerta Jocelene Soares, coordenadora do Programa Estadual de Hipertensão e Diabetes. Mesmo sem emitir sinais claros de que está se instalando, a doença pode apresentar sintomas como sangramento no nariz, dores fortes de cabeça, tonturas. "É preciso ter cuidado porque estes são também sintomas relacionados a outras doenças", ressalta Jocelene Soares.

A campanha contra a hipertensão será realizada formalmente nos Centros Municipais de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família a partir desta segunda-feira, 28, com destaque para ações especiais durante toda a semana. Na quinta-feira, 1º de maio, uma ação conjunta entre as secretarias municipal e estadual de saúde será realizada na Concha Acústica do Parque da Maternidade como uma das atividades pelo Dia do Trabalhador.

Após o diagnóstico confirmado de hipertensão, o paciente recebe acompanhamento nas unidades de saúde de todo o Estado com medicamentos gratuitos, testes de glicemia (já que a diabetes é um fator de risco), orientações e palestras. As equipes de saúde fazem atendimento especial durante toda a semana nos seguintes endereços:

Segunda-feira, 28: Pátio do Deracre
Terça e quarta-feira: em frente à Recol, na Via Chico Mendes
Quinta-feira: Concha Acústica,  Parque da Maternidade
Sexta-feira: Parque Industrial no Segundo Distrito

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter