Ministério da Saúde realiza visita técnica para verificar as ações de controle da malária no estado do Acre

Entre os dias 03 a 07 de junho, o Ministério da Saúde (MS), está realizando uma visita técnica nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Onde acompanham a situação das ações de controle da malária de Senador Guiomard e também as ações de instalação de Mosquiteiros Impregnados de Inseticidas de Longa Duração (MILD) em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

“Essa visita é justamente para acompanhar o que está sendo feito nos municípios. A proposta do Ministério agora é buscar a eliminação da malária no Brasil e prevenir a reintrodução da doença”, explica Anderson Coutinho, representante do MS.

 

O técnico da vigilância sanitária, Dorian Jinkis, diz que o Ministério da Saúde disponibilizou 35 mil mosquiteiros para os municípios prioritários que são: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. “Nesses locais concentra 90% da malária do Estado”, explica.

Os locais de implantação dos mosquiteiros, são definidos pelos municípios, utilizando como critério os locais com maior número de casos.

A distribuição realizada pelo Ministério da Saúde, foi em novembro de 2018, e visa beneficiar mais de 45 mil pessoas nessas três cidades, consideradas prioritárias no enfrentamento da doença.

A ação visa atender emergencialmente 364,5 mil pessoas de 34 municípios prioritários nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima e de nove Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que concentram cerca de 80% dos casos de malária do Brasil.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter