Ministério Público Estadual apresenta dados de ações realizadas na Expoacre 2011

Órgão realizou, durante o evento, atividades para a conscientização de adolescentes

entrega_certificado_cdij_foto_gleilson_miranda_02.jpg
entrega_certificado_cdij_foto_gleilson_miranda_19.jpg
entrega_certificado_cdij_foto_gleilson_miranda_20.jpg

Ministério Público Estadual realizou a entrega de certificados para parceiros que ajudaram a instituição nas atividades sociais realizadas na Expoacre 2011 (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

Foi realizada na manhã desta sexta feira, 26, uma solenidade de apresentação dos resultados e entrega dos certificados das atividades sociais desenvolvidas pelo Ministério Público Estadual realizada no período da Expoacre 2011. Nos nove dias de exposição, acadêmicos dos cursos de Psicologia e Serviço Social da Uninorte e Faao, além de agentes de proteção, fizeram abordagens a adolescentes que estavam desacompanhados no evento ou agindo de forma incorreta.

Em parceria entre a Rede de Proteção dos Direitos da Infância e Juventude e outros órgãos do governo, pôde ser realizada uma multiplicação das ações já desenvolvidas pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado. O objetivo era mostrar à população esclarecimentos referentes aos horários em que crianças e adolescentes deveriam estar no Parque de Exposições e ao consumo de álcool e cigarros por eles.

Os desafios principais eram o de uma melhor articulação com a organização do evento, uma melhor localização e estruturação para os atendimentos realizados e um maior envolvimento dos comerciantes, que foram orientados a não vender produtos não permitidos a menores de 18 anos.

Segundo o procurador do Ministério Público Estadual, Carlos Maia, essa ação não seria possível sem a ajuda dos vários parceiros. “Tivemos trezentas pessoas, entre acadêmicos e agentes de proteção, que nos ajudaram nessa atividade e que foram devidamente capacitados para realizar o nosso objetivo. Muitos adolescentes tiveram nosso acompanhamento e, ao público, essa ação foi bem vista”, disse.

A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, também esteve presente à solenidade e foi uma das homenageadas. “Nós fizemos parcerias para dar ainda mais força nessa atividade, como combater a violência contra a juventude, levar informações aos adolescentes e crianças, conscientizar os pais quanto aos horários e, principalmente, cuidar das nossas crianças”, afirmou a primeira-dama.

Os resultados foram favoráveis: foram 3.242 abordagens a menores que estavam fumando ou consumindo bebidas alcóolicas, além daqueles que estavam desacompanhados depois do horário permitido. Desse número, 180 jovens foram levados a atendimentos psicossociais e muitos serão convocados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), para atendimento pessoal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter