Prevenção

Moradores do bairro Cidade do Povo recebem atividades de prevenção à sífilis 

Cerca de 400 alunos do ensino médio foram alcançados pelas atividades

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizou nos dias 29 e 30, ações de prevenção à sífilis, em alusão ao dia mundial de combate à doença (19 de outubro). Palestras, testagem rápida e distribuição de material educativo ocorreram na Escola Estadual Raimunda Silva Pará, na Cidade do Povo. 

“A ação na escola da Cidade do Povo foi pensada como parte das atividades alusivas à Semana Nacional de Combate à Sífilis, que aconteceu do dia 14 ao dia 18 de outubro. Então, nós fizemos um contato com essa escola e desenvolvemos, durante esses dois dias, essas atividades”, disse a responsável técnica da área de Sífilis, Recleides Darub. 

Ação foi realizada em escola na Cidade do Povo Foto: Cedida

O diagnóstico da doença pode ser clínico e laboratorial, e o teste é rápido e de fácil execução, em que a leitura do resultado é feita em, no máximo, 30 minutos. Os testes rápidos para detecção da Sífilis, Hepatites B e C foram realizados durante os dois dias de ação. 

A equipe do núcleo também realizou palestras sobre a prevenção da Sífilis e outras infecções e ofertas de preservativos e material educativo.

“Ficamos dois dias trabalhando, levamos material educativo, cartazes e banners. A adesão foi muito boa, a escola nos recebeu muito bem, e os alunos também foram atenciosos. Enfim, foi um trabalho bastante exitoso lá na escola durante esses dois dias”, disse Recleides.

Foram realizados cerca de 150 testes rápidos, incluindo funcionários e alunos. De acordo com a técnica, há, entre os jovens, um índice alto de gravidez e, portanto, se faz necessário levar cada vez informações para esse público. 

“É necessário que o maior número da população tenha conhecimento da doença, de como prevenir e saber que, quando o bebê é afetado, a doença é bem grave para o feto. E essas informações foram levadas, principalmente, entre os adolescentes que têm um percentual grande de gestações hoje em dia. Então, é muito importante que eles tenham essas informações e se previnam”, finalizou a responsável técnica da área de Sífilis, Recleides Darub.