Moradores do bairro São Francisco recebem orientação sobre prevenção de doenças

Projeto conta com a colaboração voluntária de profissionais de saúde, organizações sociais, órgãos públicos e empresas privadas

A Central de Transplantes do Estado do Acre está realizando um projeto-piloto itinerante, com o nome Jacinto Mais Saúde: Prevenção e Valorização da Vida, que tem como objetivo promover educação em saúde junto à população sobre determinadas doenças que ofereçam risco de morte ou a perda de órgãos vitais como o fígado, rim, pâncreas e coração, entre outros. O evento acontece neste sábado, 30, a partir das 9 horas, no Centro da Juventude (Ceja), localizado no bairro São Francisco, e conta com a presença do senador Tião Viana e demais autoridades do Estado. 

O nome do projeto é em homenagem a um dos transplantados, Jacinto Maia, mas foi usado também para homenagear os demais pacientes que foram submetidos a esse tipo de procedimento. Durante a programação, acontecerão várias atividades como apresentação de coreografia com as crianças especiais do Colégio Dom Bosco, palestras sobre primeiros socorros e hipertensão, shows musicais, verificação de pressão arterial, orientação nutricional, testes rápidos para hepatite B e C e diabetes, confecção da carteira do SUS, além de exercícios físicos. Na ocasião, haverá um posto de vacinação para a imunização de hepatites B e rubéola. 

As pessoas que forem submetidas ao teste rápido, se houver confirmação ou suspeita de alguma das doenças citadas, serão encaminhadas ao posto de  atendimento mais próximo de sua residência, onde os médicos solicitarão os primeiros exames necessários para o diagnóstico.

Segundo a enfermeira e organizadora Suilany Maia, essas ações de prevenção orientam as pessoas de que certas doenças, quando diagnosticadas precocemente, são possíveis de cura apenas com a medicação adequada, um tratamento simples que dispensa a necessidade de realizar um transplante de órgão. "Esse projeto prioriza a educação em saúde por meio de um trabalho voluntário realizado com profissionais de vários setores da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com outras entidades, para a promoção de ações preventivas junto à população", comentou. 

O projeto, além de contar com a colaboração voluntária dos profissionais, médicos, enfermeiros e universitários dos cursos de enfermagem, medicina, nutrição, psicologia e serviço social, tem como parceiros a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), Prefeitura de Rio Branco, Verágua, Supermercados Araújo, Samu, Uninorte, Associação dos Portadores de Obesidade do Acre (Apoac), Distribuidora Vitória, Comitê Estadual de Hepatites Virais e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sintesac).  

"A iniciativa é válida, pois a prevenção é a melhor maneira de reduzir os gastos do Estado com tratamentos de alta complexidade", declarou Suilany Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter