Consciência Negra

Mostra Cinema Negro exibe filmes sobre os afro-brasileiros

Na próxima semana será celebrado em todo o país o Dia da Consciência Negra. E no Acre, a Mostra Cinema Negro já está fazendo alusão à data, por meio de exibição de filmes brasileiros que discutem a situação do negro no Brasil em diferentes contextos.

As obras cinematográficas estão sendo exibidas na Filmoteca da Biblioteca Pública, e as sessões são todas gratuitas. A programação é aberta ao público em geral, mas a classificação indicativa é a partir de 14 anos de idade.

“São quatro filmes que tem como foco central o negro brasileiro, para que a gente possa refletir sobre diferentes questões que envolvem esse grupo, porque apesar de 50% da população ser negra, a gente percebe que ainda tem muita resistência quanto a estas temáticas”, explica, Belchior Carilho, curador.

A Mostra começou na segunda-feira, 12, com o documentário ‘A Negação do Brasil’. A produção se debruça na história da telenovela brasileira e faz uma análise dos papéis interpretados pelos atores negros, que sempre representam personagens estereotipados e de cunho negativo.

Alma no Olho é um dos curta de Zózimo Bulbul (Foto: Internet)

Na terça feira, 13, foi exibido ‘O Cinema de Zózimo Bulbul’, com pequenos curtas produzidos pelo ator e cineasta Jorge da Silva, mais conhecido como Zózimo Bulbul. Ele foi um dos maiores expoentes da cinematografia Afro-Brasileira nas décadas de 60 e 70.

Na quarta-feira, 14, a programação continua com a apresentação do documentário ‘Abdias Nascimento- Memória Negra’. Uma entrevista que dialoga com cenas gravadas na exposição do Ipeafro no Arquivo Nacional e com imagens de arquivo que registram momentos históricos do Brasil nos diversos tempos da trajetória do entrevistado.

Na quinta-feira, 15, por conta do feriado a mostra será interrompida, mas retorna na sexta-feira, 16, para encerrar suas atividades com a exibição do documentário intitulado ‘Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de cá’.

O evento faz parte das ações do Cinema em Movimento, realizado pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Educação para os Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, em parceria com a Filmoteca da Biblioteca Pública.