Movelarias do Juruá avançam em parceria com o governo

Entidades garantem licenciamento ambiental dentro da lei e promovem incentivos como a construção do polo moveleiro em Cruzeiro do Sul

movelaria_imac2.jpg

Presidente do Imac, Cleísa Cartaxo conversa com moveleiros do município de Cruzeiro do Sul (Foto: Sismat Assessoria)

Representantes do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul estiveram na última semana visitando as várias movelarias do município, guiados pelo presidente da Associação dos Moveleiros da cidade, João Evangelista.

A visita marca um momento de franco desenvolvimento do setor moveleiro do Juruá. O bom relacionamento facilita a interação entre os órgãos do governo e a comunidade, acelerando a resolução dos problemas. "Juntos encontramos os problemas e as soluções de forma mais fácil", completou a presidente do Imac, Cleísa Cartaxo.

As empresas de beneficiamento de madeira atravessaram um período de adequação às leis ambientais no ano passado. Agora trabalham com a orientação de acompanhamento do instituto para garantir o licenciamento da atividade de cada empreendedor.

De acordo com a presidente do instituto, "a aproximação com o setor é importante para que os empresários despertem a consciência ambiental e se transformem em parceiros do Estado, principalmente motivadores da legalização através do licenciamento ambiental".

As movelarias enfrentavam uma grande dificuldade para se legalizar devido à localização dos empreendimentos. Mas a situação foi resolvida através da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta no qual os empreendedores assumiram uma série de compromissos. E a contrapartida do governo veio com o fortalecimento das parcerias e de apoio.

O governo do Estado do Acre está investindo R$ 1.873.000, através da Secretaria de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, na construção da estrutura do polo moveleiro que vai ficar localizado no Parque Industrial de Cruzeiro do Sul, além da construção da sede administrativa e da aquisição de equipamentos comunitários, como caminhões, instrumentos básicos de marcenaria, afiação e estufas.

Os empreendedores também foram capacitados para trabalhar de acordo com o Documento de Origem Florestal (DOF). E o Imac, em parceria com a Secretaria de Florestas (SEF), está promovendo o licenciamento ambiental dos planos de manejo florestal sustentáveis para promover o abastecimento dos empreendimentos com madeira legalizada, vinda principalmente de projetos comunitários.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter