Movimento de Alfabetização abre inscrições para novos alunos

O programa pretende alfabetizar 11 mil pessoas em todo o Acre

A Secretaria de Educação através do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos-MOVA/Alfa 100 está com inscrições abertas para os interessados em participar das novas turmas do programa em 2008. As aulas, que estão previstas para iniciarem em outubro, são ministradas em escolas e espaços alternativos como igrejas, associações de bairros ou na residência do educador. A expectativa da SEE é que mais de 11 mil pessoas, a partir de 15 anos de idade, sejam beneficiadas em todo o Estado.

Os alunos inscritos vão freqüentar durante oito meses, um dos espaços alternativos disponíveis pelo curso, que trabalha de forma interdisciplinar com as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.

O MOVA atua em 21 municípios acreanos com exceção de Santa Rosa, mas segundo a coordenadora do programa, Maria Augusta Rosas, já há um estudo de como atender a comunidade. “Esse ano Santa Rosa ainda não tem atendimento, mas já estamos fazendo um levantamento com o ensino de povos indígenas para sabermos como atender à comunidade”, declarou a coordenadora. 

Educadores voluntários

Além de abrir vagas para novos alunos, o MOVA também está selecionando alfabetizadores voluntários. Para participar é necessário ser maior de 18 anos, possuir no mínimo o ensino médio e ter duas horas diárias disponíveis, geralmente durante à noite. Os educadores não têm nenhum vínculo empregatício com o Estado, mas assinam um termo de compromisso e recebem uma bolsa no valor de R$ 200,00.

Os professores selecionados para lecionarem neste programa recebem uma capacitação de quatro dias para atuarem no ensino de jovens e adultos e depois passam por treinamentos quinzenais. Desde a implantação do programa no Estado, o Mova já beneficiou mais de 60 mil pessoas e pretende até 2010, alcançar mais 36 mil.

A seleção dos alunos é feita pelos educadores da comunidade, que identificam as pessoas que precisam desse benefício. Podem ser incluídos nesta modalidade de ensino, quem não possua nenhum domínio da leitura e escrita. Os interessados podem procurar a representação da Secretaria de Estado de Educação, em Rio Branco, no Conj. Castelo Branco, Lote 567, Floresta, atrás da Escola Heloisa Mourão Marques ou núcleos de educação nos municípios.Mais informações pelo telefone 3226-6284.