MPE promove audiência pública no Projeto Santa Luzia

Objetivo do MPE é ouvir a população e apresentar-se à sociedade, para que a instituição seja mais conhecida

santa_luzia_onofre_brito_014.jpg
santa_luzia_onofre_brito_07.jpg

Audiência foi realizada na Escola Juarez Ibernon, situada às margens da BR-364, e atraiu cerca de 300 pessoas ao local (Fotos: Onofre Brito/Secom)

O Ministério Público Estadual do Acre (MPE) realizou neste final de semana audiência pública no Projeto Santa Luzia. Segundo o promotor Ildon Peres o objetivo do MPE é ouvir a população e apresentar-se à sociedade, para que a instituição seja mais conhecida. “Lá em Cruzeiro do Sul não temos condições de saber da realidade daqui”. A audiência foi realizada na Escola Juarez Ibernon, situada às margens da BR-364, e atraiu cerca de 300 pessoas ao local, além de representantes de outras instituições públicas como Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública, Poder Judiciário, etc.

Depois de pequena introdução, em que foi apresentada a estrutura e as funções do MPE, foi aberta a palavra ao público. Cerca de 30 pessoas de diversas comunidades expuseram suas dificuldades e desafios. Realizada a Audiência, o MPE vai juntar os dados e produzir relatórios que serão enviados às secretarias estaduais e municipais com as devidas recomendações. Segundo Ildon, o MPE firmou compromisso com as comunidades do Projeto Santa Luzia, e agora vai reunir os grupos e estabelecer metas de trabalho. Ele informou ainda que novas audiências possam ser realizadas em outros locais, especialmente aqueles de difícil acesso.

Novos encontros

A audiência do MPE gerou frutos. O coronel Júlio Cesar novo comandante da PM na região do Juruá esteve no local e ao ouvir os relatos das dificuldades na área de segurança decidiu promover uma reunião específica com a comunidade para tratar do assunto.

A juíza Eleitoral de Cruzeiro do Sul, Rogéria Epaminondas, considerou ótima a oportunidade que teve para falar ao povo de Santa Luzia a respeito do voto consciente. Ela também já marcou uma data para novo encontro com a comunidade, no próximo dia 27, quando falará sobre propaganda eleitoral e crimes eleitorais. “O candidato que quiser comprar o voto do eleitor em Santa Luzia vai ter uma surpresa muito desagradável, pois aqui os eleitores assumiram o compromisso de não vender seu voto”, disse.

A juíza ainda informou que está buscando os meios junto ao Tribunal de Justiça para fazer um juizado especial itinerante, em que as comunidades serão atendidas em relação a todas as causas de competência do Juizado Especial Cível.

Santa Luzia do Juruá

O Projeto Santa Luzia surgiu na década de 1980, implantado pelo INCRA no município de Cruzeiro do Sul. Desde então a população aumentou e surgiram várias comunidades ao longo da BR-364 e nos ramais, sendo as maiores a antiga sede do INCRA e a Vila Alagoinhas. A população da região soma algo em torno de 15 mil pessoas. Há algum tempo surgiu um forte movimento emancipacionista, que pretende separar a região de Cruzeiro do Sul e criar um novo município: Santa Luzia do Juruá.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, José Nogueira da Cruz (Anchieta), mora na região desde os cinco anos de idade. Ele considera que as comunidades, na busca de soluções para suas demandas, precisam primeiro se organizar e garante que o STR vem promovendo esta organização, fundando novas associações. Ele elogiou a ação do MPE, permitindo que a população local pudesse estreitar relações com importantes órgãos públicos. “Santa Luzia deveria merecer o mesmo tratamento dispensado a municípios como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo que tem população menor que a nossa”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter