Márcia Regina, da PGE, será a nova secretária de Segurança Pública do Acre

Binho Marques levou em conta capacidade de gestão e de articulação visando tornar o sistema de segurança referência para o país

marcia_regina_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Márcia Regina deixa o cargo de subprocuradora da PGE para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A subprocuradora-geral do Estado Márcia Regina de Souza Pereira será a nova secretária de Segurança Pública do Acre. Márcia se formou  em Direito no Rio de Janeiro, em 1991, e trabalhou na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) entre 1993 e 1994, ano em que ingressou na Procuradoria-Geral do Estado. Ela fez mestrado em direito na área de relações internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas.

Márcia irá colaborar para a concretização da meta do governador Binho Marques de fazer da segurança pública acriana referência para o país. Os avanços, de acordo com Marques, podem ser ainda maiores no sentido de o sistema  funcionar com ações realizadas por territórios com controle dos indicadores de segurança.

A proposta do Governo do Acre é o funcionamento harmonioso das polícias. Antes do anúncio, Binho conversou com representantes do sistema público de segurança – o comandante da Polícia Militar Romário Célio, o diretor-executivo da Secretaria de Segurança Ermício Sena, o comandante do Corpo de Bombeiros José Henrique, o diretor interino do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Renato Filho e demais gestores envolvidos com a questão. O acordo com Márcia vinha sendo feito há dias e nesta segunda-feira chegou-se a um consenso, com a advogada aceitando o desafio.

São muitos os recentes ganhos da segurança pública a partir dessa nova definição. A Polícia Civil tem agora autonomia e a Secretaria de Segurança ganha o papel de promover e elaborar as articulações e a política para o setor, contexto em que o secretário passa a ser a grande liderança. Os demais organismos são executores desse agente articulador e político.

Binho Marques destacou o potencial de gestão de Márcia Regina. Operadora do Direito, vinha colaborando de modo importante no trabalho da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), de onde foram escolhidos importantes nomes do Governo, como o chefe do Gabinete Civil, Edson Manchini, e a atual procuradora-geral, Maria de Nazareth Lamberth, entre outros. O governador avalia ações para compensar o afastamento de Márcia da PGE.

O cargo de secretário de Segurança  vinha sendo ocupado interinamente pelo diretor Ermício Sena, após a saída de Antônio Monteiro, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter