Mulher Cidadã e Saúde Itinerante chegam a Xapuri nesta sexta

O município de Xapuri recebe nesta sexta feira, 28, e sábado, 29, os programas Mulher Cidadã e Saúde Itinerante, que levam ações de cidadania a todos os municípios acreanos, por meio de atendimentos especializados a quem mais precisa.

Os atendimentos serão realizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental  Madre Gabriela Nardi, localizada no bairro Sibéria, a partir das 14h desta sexta e no sábado, entre 8h e 17h. O Mulher Cidadã é executado pelo gabinete da vice-governadora, com apoio de ao menos 20 parceiros que levarão serviços de cidadania, saúde, atendimento jurídico, rodas de conversa, além de beleza e cultura, entre outras.

Desde sua criação, o Mulher Cidadã já beneficiou mais de 50 mil pessoas. O público-alvo do evento, são as mulheres em situação de vulnerabilidade social, no entanto, todo o núcleo familiar é atendido.  A proposta é reduzir os índices de violência contra a mulher, de gravidez na adolescência, de risco de morte materna, do índice de mortalidade infantil e de redução do índice de abuso e exploração sexual infantil.

A coordenadora do programa Mulher Cidadã, Fran Albuquerque, resume os atendimentos ofertados à população.

“Teremos um atendimento especial em Xapuri. Além da saúde, vamos com o Mulher Cidadã oferecendo atendimentos importantes como as nossas rodas de conversas que abordam temas como a sexualidade, drogadição, vamos ter a presença do Ministério Público na comunidade, além de vários outros importantes serviços, como a presença da SepMulheres e também a parceria com a prefeitura de Xapuri que vai ofertar vacina para as crianças e adultos”, explica Fran Albuquerque, coordenadora do Mulher Cidadã.

(Foto: Val Fernandes/Secom)

Serviços de saúde

Na área de saúde, serão ofertadas à comunidade consultas com Clínico Geral; Gastroenterologia; Ginecologia/Obstetrícia; Ortopedia; Pediatria e Psiquiatria. Além disso, haverá a possibilidade de procedimentos e exames de apoio diagnóstico, como Endoscopia Digestiva Alta; Preventivo do Câncer do Colo do Útero – PCCU; Ultrassonografias; Exames Laboratoriais, eletrocardiograma e atendimento de Serviço Social.

“Estamos prontos para mais um atendimento. Essa equipe do Saúde Itinerante não mede esforços para levar esse programa, que tem um papel tão bonito e importante, para os acreanos. Só este ano, já fizemos mais de 20 mil atendimentos e nossa expectativa é que a população do Bairro da Sibéria e comunidades próximas em Xapuri, compareça em peso para fazer suas consultas e exames com nossos profissionais”, destaca Celene Prado Maia, coordenadora do Saúde Itinerante.

Quem desejar esse tipo de atendimento, precisa estar munido de todos os documentos, como cartão SUS, RG, CPF, Carteira de vacina das crianças e exames, se já houver.

Confira os parceiros desta edição do Mulher Cidadã:

Secretaria de Saúde do Estado do Acre;
Programa Estadual de Erradicação às Drogas (Proerd)
Secretaria de Estado de Educação
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Instituto de Mudanças Climáticas
Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Secretaria de Estado de Polícia Civil
Secretaria de Estado de Segurança Pública
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Instituto Dom Moacyr
Defensoria Pública Estadual
Secretaria de Desenvolvimento Social
Secretaria da Gestão Administrativa
Ministério Público do Acre
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Secretaria de Estado de Pequenos Negócios
Corpo de Bombeiros do Estado do Acre
Secretaria de Planejamento

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter