Mulheres da Paz seleciona lideranças

Projeto prevê a participação da comunidade na mediação de conflitos e na promoção de ações sociais

 

 Gestora do projeto no Acre, Eva Nascimento, fala sobre o programa Mulheres da Paz.

As 300 selecionadas para atuarem no Projeto Mulheres da Paz no Estado do Acre terão um desafio pela frente: fortalecer a comunidade onde vivem, desenvolvendo ações de combate à violência e promovendo a formação pessoal e social de crianças e adolescentes. Para isso, elas irão passar por uma qualificação que inicia no próximo mês de fevereiro, onde recebem orientações sobre mediação de conflitos e legislação.

O Mulheres da Paz é uma das ações do ProgramaNacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e prevê o envolvimentode mulheres da própria comunidade para fomentar ointeresse das pessoas para que elas participem de atividades educacionais,assistenciais, culturais, esportivas e de saúde.

As mulheres foram selecionadas a partir do processoseletivo realizado pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). As entrevistas,última etapa, foram feitas em janeiro deste ano. O resultado final foidivulgado nesta segunda-feira. De acordo com a gestora local do Projeto, Eva Emíliado Nascimento, mais de 700 mulheres se inscreveram para atuar em Rio Branco, Cruzeiro doSul e Brasiléia. Dessas, 300 foram selecionadas e irão receber uma bolsa auxíliode R$ 190.

A gestora informa ainda que essas mulheres serão incluídas no Programa Cidadania e Renda, com cursos de biojóias, confecção de bolsas, cabeleirase manicure. “A ideia é oferecer alternativas de renda às famílias”. Assim comoo Mulheres da Paz esse programa também é promovido pelo governo Federal emparceria com o Governo do Acre e prefeituras.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter