Municípios acreanos e suas potencialidades turísticas

Sena Madureira tem mandim, Feijó tem açaí, Tarauacá o abacaxi, Cruzeiro do Sul tem farinha, festejos do Novenário e Expojuruá, Brasileia tem Carnavele, Xapuri os festejos do 20 de janeiro, Bujari o Festival do Peixe, Senador Guiomard a cultura do amendoim e Capixaba o queijo. O governo do Estado, através da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (SEET), chama a atenção para as tradições culturais e potencialidades turísticas dos municípios acreanos.

A ideia é chamar atenção das prefeituras, enquanto instituições, sobre quais são os potenciais desses municípios para que tratem de promover a imagem positiva com a finalidade de estimular a visitação e de fomentar o desenvolvimento.

Na prática, a ação da Seet, conforme esclarece a secretária Eliane Sinhasique, será atuar de forma a incentivar e dar apoio na parte burocrática para que os prefeitos façam seus conselhos municipais de turismo, identificando suas potencialidades, se cadastrando no Ministério do Turismo pra ter acesso a recursos do governo federal.

Sinhasique acrescenta que, por esse caminho é possível ter acesso a recursos que vão revitalizar espaços de memória, dar acessibilidade a espaços de lazer e cultura, fomentar a cultura e o folclore.

“Descobrir as potencialidades, fazer o marketing disso, atrair pessoas pra dormir, comer, consumir produtos, artesanato.  Enfim, toda ação do visitante que fomente a economia dos municípios com a circulação do dinheiro através do turismo”, finalizou.