Na Expoacre, Depasa organiza campanha contra o desperdício de água

A três dias do início da Expoacre 2019, o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre conclui os preparativos para a participação no evento. Este ano, o principal foco da ação será o combate ao desperdício da água potável.

Durante todos os dias de feira, a equipe sócio-pedagógica do Depasa estará no Parque de Exposições para distribuição de material educativo. O principal objetivo é orientar usuários quanto a importância de combater o desperdício.

Este ano, o principal foco do Depasa será o combate ao desperdício da água potável Foto: Divulgação

De cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos. Os 37 restantes são desperdiçados. As perdas ocorrem devido a ligações irregulares, falta de medição, quando não há instalação de hidrômetros e, principalmente, por vazamentos em residências e também na rede de água.

Todos os dias, o desperdício impede que a água tratada chegue a centenas de famílias. Corrigir os problemas que impedem o pleno funcionamento do sistema de água no estado é uma das prioridades da gestão do governador Gladson Cameli. Desde o início da gestão, há seis meses, várias foram as ações com o objetivo de garantir o abastecimento de água e combater o desperdício.

Com muito trabalho e determinação, o Depasa conseguiu aumentar a capacidade de produção da ETA 2, que hoje produz 1 mil litros/segundo. Todos os dias, as equipes de operações estão nas ruas para corrigir os vazamentos. A equipe sócio-pedagógica cabe a missão de orientar os usuários. O trabalho é feito por meio de palestras e ações educativas em vias públicas.

O diretor-presidente do Depasa, Zenil Chaves, lembra que a população também pode colaborar. “Pedimos às pessoas que continuem nos auxiliando, informando quando houver vazamento na rede para que a gente possa corrigir, instalando boia nas suas caixas. Uma caixa d’água derramando pode desperdiçar água suficiente para abastecer até quatro famílias”.

Instalados no Espaço Agroflorestal, o Depasa e a Ageac contam com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), organizadora do espaço, e  parceria do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), além das instituições do setor madeireiro, do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado do Acre (Sindusmad) e da Associação das Indústrias Manejadoras do Estado.

Dicas para evitar o desperdício

Boia na caixa d’água

A boia controla o nível de água no reservatório  e garante o bom funcionamento da caixa, mantendo-a sempre cheia e sem vazamentos.

Informar vazamentos

Quando souber de um vazamento da rede de água, informe o Depasa imediatamente. Um vazamento na rede compromete o abastecimento de centenas de famílias

Reutilize a água usada na máquina de lavar

Uma máquina de lavar roupas com capacidade de 7 kg consome, em média, de 40 a 80 litros de água. Uma boa ideia é reaproveitar a água do enxágue.

Utilize um arejador na torneira

Com o arejador é possível economizar até 50% da água consumida

Banho rápido

Cada minuto com o chuveiro ligado pode desperdiçar até 23 litros de água.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter