Produção

Na Peixes da Amazônia, Gladson Cameli convida empresários a investirem no Acre

Comitiva de autoridades e empresários rondonienses ficaram impressionados com a estrutura do empreendimento

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, apresentou o Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia como uma excelente oportunidade de investimentos para a comitiva de empresários e autoridades rondonienses que estão no Acre conhecendo as experiências locais na área da produção rural.

Para o gestor, cabe a iniciativa privada alavancar a economia acreana. Cameli afirmou que todo esforço necessário para acabar com a burocracia está sendo feito por parte do Governo do Estado.

“Queremos que as empresas que foram criadas em parceira com o governo voltem a funcionar e comecem a gerar emprego e renda. Mas, que a iniciativa privada assuma o papel de administrar esses empreendimentos. Como governador, o que for possível ser feito para acabar com a burocracia, nós iremos fazer”, ressaltou.

A Peixes da Amazônia é um complexo formado por um centro de alevinagem, frigorífico e fábrica de ração. Por dia, tem capacidade de diária de processar 10 toneladas de pescado. O empreendimento é um dos mais modernos do país e está localizado às margens da BR 364, na zona rural de Senador Guiomard.

Gladson Cameli e comitiva em visita a Peixes da Amazônia (Foto: Odair Leal)

A empresa público-privada viveu seu auge de produção entre os anos de 2016 e 2017. Desde 2018, a Peixes da Amazônia funciona somente com pedidos sob encomenda. Para o governador Gladson Cameli, é preciso aproveitar a capacidade de produção do empreendimento.

“Muitas pessoas poderiam estar aqui trabalhando e o Acre exportando peixe para o Brasil e outros países, mas, por conta de investimentos equivocados, esse complexo está parado. Quero que a Peixes da Amazônia volte a funcionar ainda este ano e dê muitos resultados positivos”, afirmou.

O vice-governador de Rondônia, José Jordan, disse que não conhecia uma estrutura como a da Peixes da Amazônia e argumentou que fará o esforço necessário para que empresários rondonienses conheçam e invistam no empreendimento.

“Rondônia e Acre são estados irmãos, por isso, um tem que dar a mão para o outro e se ajudar. No que depender do Governo de Rondônia, vamos firmar parcerias para divulgar o que o Acre tem de bom, como é o caso da Peixes da Amazônia, e vice-versa”, pontuou.

Acompanharam o governador na visita a Peixes da Amazônia na tarde de segunda-feira, 11, o vice-governador de Rondônia, José Jordan, o vice-governador do Acre, Major Rocha, o secretário de Estado de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt, além de empresários e autoridades os dois estados.

O empreendimento é um dos mais modernos do país (Foto: Odair Leal)

Acre e Rondônia juntos na piscicultura

Durante a visita ao Complexo de Piscicultura, os empresários e autoridades rondonienses ficaram impressionados com a estrutura do local. Apesar de Rondônia ser o maior criador de peixe nativo em cativeiro do país, o estado vizinho ainda é carente de frigoríficos.

Somente em 2017, a produção de pescado rondoniense alcançou a marca de 77 mil toneladas, um recorde. O secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, vislumbrou no Acre uma excelente oportunidade para processar parte do peixe do estado vizinho.

Para Padovani, é possível aproveitar a capacidade produtiva da Peixes da Amazônia e exportar toda a produção para fora do país.

“Temos mais 14 mil hectares de lâmina d’água e cerca de 4,9 mil criadores de peixes, porém, temos uma deficiência frigoríficos de peixe, já o Acre tem uma grande estrutura implantada que poderia estar muito bem processando o peixe de Rondônia e, depois, vender no Peru”, comentou.

Desde 2018, a Peixes da Amazônia funciona somente com pedidos sob encomenda (Foto: Odair Leal)

Empresário troca Mato Grosso para investir no Acre

Acreditando no potencial econômico do estado e na nova política econômica adotada na área do agronegócio pelo governador Gladson Cameli, o empresário Wagner Alvares está confiante no futuro próspero do Acre.

Em breve, o grupo Senepol Taquari terá uma nova sede. A empresa já adquiriu três propriedades rurais em Acrelândia e está em processo definitivo de mudança do Mato Grosso do Sul para o Acre.

“Conhecemos o Acre desde 2010 e no final do ano passado adquirimos 700 hectares de terra porque acreditamos na política econômica do novo governo, valorizando o agronegócio e a produção”, explicou.

Esta será a primeira empresa de melhoramento genético de gado de corte e leiteiro do Acre. O grupo, que é especializado na raça Senepol, também pretende investir na agricultura, principalmente no plantio de milho e café.

Alvares destaca ainda que a vinda da nova empresa para o estado vai gerar emprego e renda para a população local.

“Este é um investimento privado que foi feito para adquirir as propriedades rurais e estruturá-las, certamente esse valor vai ser revestido no município de Acrelândia, por meio de impostos, e também na valorização da mão de obra, através da geração de novos empregos”, pontuou.