https://i1.wp.com/www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/IMAGENS-RONNEY_3.jpg?resize=1200%2C400&ssl=1
Geral

Nível do rio Acre baixa e Depasa alerta para importância do consumo consciente

Cleide Elizabeth
14.08.2019 11:22
Atualizado 14.08.2019 às 13:25

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Água e Saneamento (Depasa) trabalha diuturnamente para garantir a captação, tratamento e distribuição de água. Manutenção permanente, investimentos na melhoria e monitoramento do sistema são algumas das ações diárias que garantem que a água chegue à casa do usuário mesmo em período de intensa estiagem.

Esta semana o nível do Rio Acre chegou à marca de 1,67m, um dos mais baixos nos últimos 14 anos. Ainda assim, de acordo com a direção do Depasa, o trabalho que vem sendo feito nos últimos 8 meses tem garantido que o sistema opere dentro da normalidade. Até o momento não há necessidade de racionamento. Entretanto, a concessionária dos serviços de água e saneamento do Acre chama a atenção para a necessidade do consumo consciente.

“Com muito esforço conseguimos aumentar a nossa captação e também a distribuição. Apesar de estarmos no verão, temos muita água. Alguns bairros que antes recebiam água a cada quatro dias, hoje recebem água dia sim, dia não”, informa o diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves.

Nível do Rio Acre chegou à marca de 1,67m esta semana Foto: Odair Leal/Secom

De outro lado, alerta o gestor, o “desperdício parece aumentar na mesma proporção em que melhora a distribuição”. A falta de boia nas caixa d’água, lavar calçadas com água tratada, escovar os dentes e  lavar louça com torneira aberta, banhos demorados, são algumas práticas que contribuem para o aumento do desperdício de águia potável nas residências. “ Mesmo nesta época do ano, com frequência nos deparamos com caixas d’ água derramando, pessoas lavando calçadas com mangueira”, ressalta Zenil Chaves.

Desperdício é a gota d’água

Com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância do consumo consciente, o Depasa em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) lançou durante a Expoacre 2019 a campanha de combate ao desperdício. Com o slogan “Despedício é a gota d’ água” a ação foi bem recebida pela sociedade e será ampliada e intensificada nos meses de agosto e setembro.

No final de agosto a campanha será lançada na Expojuruá, devendo alcançar ainda os municípios de Mâncio Lima, Sena Madureira, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri. “É uma campanha que tem como objetivo fazer o trabalho educativo em todos os municípios. Estamos num período complicado, com o rio baixo. Cada um precisa fazer a sua parte. Por isso estamos levando a campanha para as escolas. O objetivo é difundir boas práticas para o uso da água, formar multiplicadores dessa ideia”, lembra Alexandra Lopes Lima, chefe do Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa.

Campanha lançada na Expoacre 2019 será ampliada para interior do Estado

Mais notícias